Tire suas dúvidas sobre como usar a conta salário

Publicado em 19 novembro, 2015 / Atualizado em 19 de novembro de 2015

Perguntas e respostas com Informações para ajudá-lo a tirar suas dúvidas sobre o funcionamento das contas-salário

O que é conta-salário?

Uma conta-salário é um serviço bancário semelhante a uma conta poupança ou concorrente, a principal diferença é que ela serve apenas para recebimento de salário e demais parcelas trabalhistas devidas pelo empregador, como 13º salário.

Serve também para recebimento de pensões e aposentadorias, por exemplo. Vale lembrar que você não pode fazer depósitos neste tipo de conta, a única forma de entrada de recursos é por meio do recebimento do seu salário.

A conta-salário possui limite de crédito?

Não. Ao contrário do que acontece com a conta-corrente, a conta-salário não pode ter limite de crédito, nem ser movimentada por cheque. Contudo, a função de débito é liberada, ou seja, você poderá usar o cartão de sua conta-salário como cartão de débito para realizar compras.

Tirei extrato e não vi o dinheiro na conta, o que fazer?

Se você vai receber seu salário pela primeira vez, e tiver uma conta-corrente vinculada à sua conta-salário, você não visualizará seu saldo na conta-corrente, uma vez que o saldo da conta-salário é desvinculado da conta-corrente. Você deve selecionar no caixa eletrônico sua conta-salário, caso deseje tirar extrato ou saldo.

Como retirar dinheiro da conta-salário?

Basicamente há duas maneiras de fazer retiradas do saldo da conta-salário: por saques nos caixas eletrônicos ou balcões e guichês dos bancos ou por transferência bancária. Opcionalmente, é possível solicitar ao banco que todo mês faça a transferência automática do saldo da conta-salário para sua conta-corrente ou poupança ou até para outro banco, e o banco não poderá cobrar por esse serviço.

Quem abre a conta-salário?

O trabalhador não precisa se preocupar com a abertura da conta-salário, ela é feita pela empresa conveniada ao banco. O processo de abertura da conta e da identificação do beneficiário fica por conta do empregador.

O cartão da conta-corrente é o mesmo da conta-salário?

Depende. Se sua conta-corrente estiver vinculada à sua conta-salário, um mesmo cartão poderá ser utilizado para movimentar ambas as contas.

Conta-salário cobra taxas?

Não, precisa ter medo de ter que pagar taxas por ter que receber sua remuneração por uma conta-salário, uma vez que ela é isenta de qualquer tipo de taxa. No entanto, tenha cuidado.

Alguns bancos limitam a quantidade de serviços isentos de tarifas. Por exemplo, podem determinar que o cliente só tem direito a cinco saques e dois saldos ou extratos por mês, passando disso há cobrança de tarifa. Por esse motivo, pode ser interessante sacar ou transferir todo o dinheiro de uma vez.

O dinheiro rende se ficar guardado na conta-salário?

Não. A conta-salário não é um conta de investimento. Caso queira investir parte do seu pagamento, você pode investir em uma conta poupança  ou em outro investimento que o agrade.