Tipos de franquia de seguro de automóveis

Publicado em 27 dezembro, 2012 / Atualizado em 22 de setembro de 2016

Conheça os tipos de franquia de seguros e descubra qual o mais indicado para o seu perfil de segurado

Como já falamos em outro post sobre franquia de seguro de veículos, ela representa o valor fixo pago pelo segurado em caso de ocorrência de sinistro.

O valor da franquia é variável, e de acordo com o tipo escolhido ela pode ter um valor maior ou menor.

Geralmente as seguradoras oferecem três tipos de franquias aos seus segurados, cada uma tem seus pontos fortes e fracos, tudo vai depender do perfil de cada segurado. Os tipos de franquia são: normal, reduzida e facultativa.

Se você pretende contratar um seguro para seu veículo, seja ele carro, moto ou caminhão, conheça abaixo um pouco mais sobre cada um dos tipos de franquia, o que o ajudará a acertar na escolha da franquia mais adequada para seu perfil de segurado.

Franquia normal – essa é a franquia padrão estabelecida pelas seguradoras de acordo com a categoria do veículo, perfil do proprietário e possivelmente outros fatores. Nela não há negociação, é estabelecida juntamente com o valor do prêmio do seguro, que nada mais é do que o valor total anualmente à seguradora.

Franquia reduzida – este tipo de franquia é indicado para motoristas com pouca experiência, recém-formados na autoescola ou pessoas que notadamente não tem muita habilidade para dirigir, cometendo vez ou outra danos ao veículo ou se envolvendo em pequenos acidentes, e que com frequência recorrem ao seguro.

Nestes casos, a franquia reduzida é mais vantajosa por ser mais barata, já que a seguradora será acionada com mais frequência. Nas apólices de franquia reduzida, o valor desta costuma ser a metade da franquia normal, contudo, o valor do prêmio (valor do seguro) costuma ser maior.

Franquia facultativa – neste tipo de franquia o segurado opta por pagar um valor adicional, que será acrescido ao valor da franquia padrão. Na prática, a franquia facultativa sempre terá valor maior que as outras duas modalidades, no entanto ela apresenta uma vantagem: o valor do prêmio é o menor dentre as três opções.

Esse tipo de franquia geralmente é escolhido por pessoas mais experientes e que dificilmente se envolvem em acidentes e situações que aumentem o risco de ocorrência de sinistro. Como podemos perceber, ela é o inverso da franquia reduzida, enquanto aquela é indicada para segurados que oferecem mais risco de sinistro, esta é mais indicada para segurados mais cautelosos, que sabem que dificilmente se envolverão em situações de sinistro.

Resumindo:

  • Franquia normal: o valor é estabelecido pela seguradora na contratação do seguro.
  • Franquia reduzida: possui a metade do valor da normal, porém o valor do prêmio do seguro é mais alto.
  • Franquia facultativa: o valor da franquia é o mais alto, porém possui prêmio com o menor valor das três opções.

Qual tipo de franquia escolher?

Como o tipo de franquia mais adequada varia de segurado para segurado, o ideal antes de assinar o contrato do seguro é tirar todas as dúvidas com um corretor ou corretora de seguros de sua confiança.

Através da análise do seu perfil, tipo de veículo, finalidade de uso e demais fatores, você poderá ser orientado sobre qual é a opção mais adequada ao seu perfil, e dessa maneira será possível tirar o máximo de proveito do seguro do seu veículo.