Tipos de chave (para fechadura)

Publicado em 8 julho, 2013 / Atualizado em 11 de julho de 2013

Conheças quais são os tipos de chaves existentes no mercado e como funcionam

É grande a oferta de fechaduras eletrônicas acionadas por sistemas eletrônicos, por controle remoto e diversos outras formas automatizadas. No entanto, devido a facilidade em encontrar e pelo preço ser mais acessível, as fechaduras que utilizam apenas chave ainda são as preferidas pelos consumidores.

Seja para residências, portas de lojas ou de industriais, para cadeados ou veículos, as chaves estão presentes no cotidiano das pessoas. É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não carregue consigo sequer uma chave.

Existe uma grande variedade de fabricantes e modelos de chave e fechadura, cada uma com seus pontos negativos e positivos. Abaixo listamos os principais modelos de chave existentes no mercado, e comentamos sobre suas principais características.

Tipos de chaves

Chave Gorje (Gorja)

chave-gorja

Esse é o modelo de chave mais simples que podemos encontrar. Nela praticamente não há segredo, visto que com qualquer objetivo é possível abri-la sem muito esforço. Este tipo de chave já não é mais utilizada para fechadura externas devido à sua baixa segurança contra chaves michas e outros utensílios.

Apesar de não ser usada mais em fechaduras externas, ela ainda segue sendo utilizada em portas internas de residências, onde não é necessário maior segurança contra abertura não autorizada, como em quartos e banheiros, por exemplo.

Chave Yale

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Este é o tipo de chave mais comum de ser encontrado principalmente em portas externas, cadeados e fechaduras em geral, como as de gavetas e armários. Seu nível de segurança é mais alto do que da chave gorje, devido a seu sistema ser mais complexo, sendo formado por pinos que se alinham aos dentes presentes na lateral, e assim possibilitam a abertura. Este tipo de chave possui apenas um segredo.

Chave Yale dupla

Essa chave é praticamente igual a anterior. A única diferença é que ela possui dois segredos, um de cada lado da extremidade da chave, que geralmente são iguais. Assim como a yale comum, pode possuir de quatro a oito pinos.

Chave tetra

chave-tetra

A principal diferença entre a chave tetra e a yale é que a tetra possui quatro segredos, um em cada lado. Apenas como comparação, podemos dizer que uma chave tetra é como quatro chaves yale numa só. Este tipo de chave geralmente é usada em portas maiores, onde é necessário mais seguranças contra chaves mestras, como em portas de enrolar, muito utilizadas no comércio.

Chave multiponto

Chave multiponto

Nas chaves multiponto o segredo é gravado na superfície da chave, e seu sistema combina diversos pinos para acionar o sistema quando alinhados. Possuindo até 12 pontos de travamento, a chave multiponto é considerada como uma das mais seguras contra chaves michas e outras ferramentas de abertura. Este tipo de chave geralmente é usada em portas e portões de residências, em escritórios e lojas.

Chave tubular

chave-tubular

A chave tubular não é comum em residências, ela geralmente é utilizada em industrias e painéis elétricos. Sua principal característica de segurança é a sua forma, que dificulta a abertura com a utilização de chaves michas e outras ferramentas que em geral funcionam com as chaves comuns.

Chave pantográfica

chave-pantografica

Este tipo de chave geralmente é utilizada em automóveis. Sua principal diferença para as demais é que seu segredo se dá através  da gravação de uma cavidade nas laterais da chave. Seu nível de segurança é considerado alto.

Chave codificada

As chaves codificadas costumam ser utilizadas em veículos para dificultar o uso de chaves mestras ou outras formas não autorizadas de dar partida no veículo. Ela possui no interior do seu cabo um sistema eletrônico que possui um código que é lido pela central eletrônica quando é inserida no cilindro de ignição do veículo. Se o código for o correto, o carro dará a partida. Se não, o carro não poderá ser ligado, mesmo o segredo da chave estando certo.