Tipos de broca para furadeira

Publicado em 15 abril, 2014 / Atualizado em 1 de fevereiro de 2016

Conheça os tipos de broca mais usadas em furadeiras

Já falamos em outro post sobre a comodidade de ter uma furadeira em casa para fazer pequenos trabalhos e reparos, além de dar dicas de como escolher a furadeira certa para suas necessidades.

Depois de escolher a furadeira, o próximo passo é comprar as brocas, pois sem elas a furadeira não serve para nada.

Existem no mercado diversos kits contendo brocas de diversas medidas e indicadas para os mais variados tipos de superfície, do mesmo jeito que também é possível comprar brocas separadamente cada uma, para atender uma necessidades específica.

Usar o tipo de broca certa em cada trabalho é importante para fazer o trabalho rapidamente, não sobrecarregar a furadeira e nem estragar a broca. Isso porque cada tipo de broca é específica para uma determinada superfície. Uma broca de madeira dificilmente vai ser eficiente furando uma parede, por exemplo.

Confira abaixo informações sobre os diversos tipo de brocas que podem ser compradas facilmente em lojas de material de construção e de ferragens, lojas de departamento e até supermercados.

Brocas de madeira e parede
Cada material ou superfície exige um tipo de broca específica.

TIPOS DE BROCA PARA FURADEIRA

Broca de widia ou vídea: esta é a broca indicada para perfurar parede, concreto, alvenaria, cimento, pedra e materiais semelhantes. Não é indicada para perfuração em madeira, por exemplo, pois seu desenho, principalmente da ponta, não consegue perfurar de maneira satisfatória este tipo material.

Broca de três pontas: essa é indicada para madeira. Ela possui uma ponta central que tem como função manter a broca fixada num dado lugar e mais duas laterais que trabalham escavando a madeira, evitando dessa maneira que as fibras da madeira acabem prendendo e travando a broca no furo que ela mesma está abrindo.

Broca chata: também é utilizada para perfurar madeira e assemelhados, mas também é utilizada para perfurações em fibra. A principal característica desta broca é que ela é indicada para perfurações mais profundas e que não exigem acabamento mais refinado.

Broca de aço rápido: foram desenvolvidas para perfurar metal. O material utilizado em sua fabricação é o principal diferencial para as demais brocas, além de possuírem espessura contínua, sem nenhum tipo de ressalto ou ranhura.

Esses são os principais tipos de brocas para furadeira, existem outras, porém para trabalhos mais específicos e geralmente de uso profissional. A partir de agora, quando surgir a necessidade de perfurar uma superfície, você já saberá qual tipo de broca comprar.