Testar se blog ou site está contaminado com vírus ou hackeado

Publicado em 22 fevereiro, 2013

Ferramenta para testar segurança de sites e blogs em busca de vírus e outros malwares

Da mesma maneira que o acesso à internet cresce, a quantidade de crimes cometidos pela grande rede também cresce. E ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as pessoas que estão expostas a crimes virtuais, sites, blogs e servidores diariamente são invadidos ou hackeados por crimisos.

Além da invasão para a obtenção de informações ou mesmo para causar prejuízos, muitos criminosos usam as invasões para a instalação de vírus e scripts maliciosos que podem, inclusive, usar o servidor da página como servidor de envio de spam ou disseminação de aplicativos maliciosos.

Ter um blog contaminado pode causar muito prejuízo não apenas para os visitantes e leitores, mas principalmente para o desempenho do blog junto aos motores de buscas. Como sabemos, os motores de busca, principalmente o Google, bloqueia a visita de internautas a partir do seu resultado de busca a sites contaminados . Isso pode resultar numa queda absurda de visitas, que pode perdurar por meses, a depender da situação.

[related_posts]

Sendo assim, mesmo antes de receber qualquer alerta do Google, por exemplo, é importante verificar a saúde do seu blog e servidor com frequência, a fim de descobrir possíveis problemas com antecedência. Como fazer isso pessoalmente exige bastante conhecimento técnico, uma boa opção é usar o Sucuri SiteCheck.

O Sucuri SiteCheck é um serviço online que verifica se seu blog ou site está contaminado e se está na lista negra das principais autoridades da internet: Sucuri, Google Safe Browsing, Norton, AVG, Phish Tank (Phishing Especificamente) e McAfee SiteAdvisor. Para escanear seu blog, basta digitar o URL e clicar em “SCAN WEBSITE”.

No site são verificados atualmente 9 itens:

  1. Se seu domínio consta em blacklists de buscadores e entidade de segurança
  2. Se possui ou instala malwares
  3. Códigos javascripts maliciosos
  4. iFrames maliciosos
  5. Downoad automáticos
  6. Redirecionamentos automáticos
  7. Se seu servidor é usado para espalhar SPAM
  8. Outras anomalias

Com essa ferramenta você poderá saber como anda a segurança do seu blog e se ele está em alguma lista negra como sendo perigoso. Em outro relatório, o site cria uma lista com todos os links presentes na página que foi verificada. Com isso é possível verificar se algum link oculto foi colocado. Portanto, para se certificar que tudo está certo com suas páginas, faça uma varredura agora mesmo.

Vale lembrar que o escaneamento é grátis. No entanto, se no relatório der que seu blog está comprometido, a empresa poderá providenciar a solução do problema. Porém, neste caso, é preciso pagar pelo serviço, que não é muito caro, por sinal.