Diferença entre tanquinho e máquina de lavar. Qual melhor?

Publicado em 18 novembro, 2013

Conheça as diferenças entre máquina de lavar e tanquinho, e decida qual é a melhor opção para você

A industria de linha branca está cada vez mais se adaptando às diferentes necessidades dos consumidores. Na verdade, a adaptação acontece não apenas de acordo com a necessidade, mas também com o poder aquisitivo dos consumidores.

Um exemplo dessa variação é a produção máquinas de lavar e de tanquinhos, ambos produtos destinados à lavagem de roupas.

Tanto o tanquinho quanto a máquina servem para lavar roupas, no entanto, cada produto possui características que devem ser observadas pelos consumidores antes de fechar a compra.

Abaixo comentamos sobre estas características e damos dicas que o ajudarão a escolher entre a máquina ou o tanquinho. Antes de tudo é bom deixar claro que é difícil dizer qual dos dois produtos é melhor, uma vez que a resposta vai depender da necessidade e possibilidade financeira de cada um.

Diferença entre tanquinho e máquina

Tanquinho

É a opção mais barata e fácil de usar. Os tanquinhos apenas batem as roupas, ou seja, não fazem a centrifugação (torcem ou secam), sendo necessário torcer as roupas manualmente. Além disso funcionam apenas com turbilhomento, e possuem poucos programas de lavagem.

Apesar de existirem modelos um pouco mais completos, na maioria dos tanquinhos é necessário fazer a dosagem de água manualmente. Outra característica dos tanquinhos é que eles sempre possuem a abertura na parte superior, nunca na frente.

Máquina de lavar ou lavadora de roupas

Quando o assunto é lavar roupas as máquinas fazem o serviço completo. Além de bater as roupas, as máquinas torcem e e fazem a centrifugação das mesmas. Em alguns modelos a roupas sai seca, em outros precisam apenas de poucos minutos no varal para terminarem de secar.

Outra característica importante das máquinas de lavar é que a maioria dos modelos fazem praticamente tudo sozinhas. Você coloca as roupas, seleciona o programa de lavagem, coloca o sabão em pó, alvejante e amaciante nos seus devidos recipientes e aciona a lavagem.

A máquina irá adicionar água, bater as roupas, enxaguar, acrescentar o alvejante, o amaciante, enxaguar novamente e em seguida torcer  e centrifugar as roupas. O trabalho em seguida é retirar as roupas e colocar para terminar de secar, e, a depender do modelo, elas já saem completamente secas.

Vale lembrar que as máquinas costumam ser mais caras que os tanquinhos, haja vista a quantidade de funções a mais que possuem.

Qual o melhor? Tanquinho ou máquina?

A escolha vai depender da necessidade de cada um, bem como seu poder aquisitivo. Como já vimos, a máquina faz todo o trabalho praticamente sozinha, e custa mais caro. O tanquinho apenas bate a roupas, todo o trabalho restante deve ser feito pelo usuário, mas em compensação ele é mais barato.