Tabela FIPE de carro, moto e caminhão consultar preço

Publicado em 19 setembro, 2012

Antes de vender ou comprar um veículo seminovo consulte seu preço de tabela

O mercado de veículos seminovos é muito ativo, uma grande quantidade de veículos usados é vendida e comprada diariamente em todo o país, movimentando uma grande soma de dinheiro.

Comprar e vender um carro, moto ou caminhão algumas vezes é uma dor de cabeça, principalmente na hora de estabelecer o preço. Isso acontece porque não é fácil estabelecer a depreciação do veículo ao longo do tempo. Muitos donos de veículos gostariam de aumentar o preço do veículo, ou seja, vender mais caro do que comprou, principalmente quando se gasta muito dinheiro no mesmo. No entanto, quase sempre isso não é possível. Por esse motivo, é interessante consultar a tabela FIPE, que é uma fonte confiável para estabelecer o preço dos veículos.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com destacada atuação nas áreas de pesquisa e ensino.

A FIPE é responsável por, dentre outras atribuições, definir o preço médio de veículos automotores no Brasil, seja ele carro, moto ou caminhão. Os valores expressos pela tabela FIPE são utilizado pelos estados para calcular IPVA a ser pago pelos proprietários de veículos automotores. Além disso, eles também são utilizados pelas seguradoras de veículos para definir o valor dos automóveis nos casos de sinistro.

Apesar de a FIPE definir o preço médio, isso não quer dizer que todo veículo vendido ou comprado deve seguir essa cotação. Isso porque há carros mais velhos melhor conservados que veículos do mesmo modelo mais novos. Tudo isso porque a qualidade de um carro seminovo depende do tratamento que ele recebeu do antigo dono. Se o ex-dono sempre fez todas as revisões e andou com cuidado, esse veículo será um ótimo seminovo. Já se o contrário ocorreu, esse mesmo veículo seria vendido por um valor mais baixo.

Para conferir o valor de mercado do seu veículo, siga os links abaixo:

Consultar: Preço médio de veículos de passeio e utilitários

Consultar: Preço médio de motos

Consultar: Preço médio de caminhões e Micro-Ônibus