Somar valores em colunas e linhas do Excel – função soma

Publicado em 10 dezembro, 2011

Aprenda a somar valores em planilhas do Excel usando a função soma

O Excel é uma ferramenta capaz de fazer coisas incríveis, e pode ser usado para a construção de sistemas complexos utilizando até banco de dados, e também para facilitar a execução de alguma tarefa simples, porém rotineira do dia-a-dia.

Uma tarefa simples, porém muito necessária em diversos casos, é a de somar valores que estão distribuídos em linhas e colunas de uma planilha. Quando a quantidade de valores é pequena, por exemplo, apenas dois, podemos usar a sintaxe: =Célula1+Célula2. Contudo, quando a quantidade de valores é muito grande, fica inviável adicionar cada célula à fórmula de soma descrita anteriormente.

Uma função muito útil para esses caso é a função soma. Com ela, podemos somar qualquer intervalo de valores no Excel, tanto na vertical (colunas) quanto na horizontal (linhas), independente da quantidade de células. Essa uma função básica do Excel. Para usá-la não é necessário ter nenhum conhecimento sobre lógica, ao contrário do que acontece com algumas funções mais complexas que também serão vistas aqui no blog.

Como usar a função soma

A sintaxe da função é: =soma(intervalo de soma). Exemplo: =soma(B1:B9). Nesse exemplo o Excel irá somar todos os dados presentes no intervalo de B1 até B9, e exibirá o resultado na célula onde a função foi inserida.

Você pode configurar essa função manualmente, como fizemos acima, ou pode usar a seleção de células para facilitar o processo. Para isso, na célula desejada digite =soma(. Em seguida selecione, com o mouse, o intervalo de células que devem ser somadas. Depois basta pressionar “Enter”. Confira na imagem abaixo o resultado:

Função soma do Excel

Para somar valores em linhas, o processo é o mesmo, bastando apenas selecionar as células na linha escolhida, ou se preferir, digitar manualmente. Confira o próximo exemplo:

Somando valores em linhaPerceba que o intervalo do exemplo acima vai da célula A2 até a I2. Todas as células que estiverem entre elas duas serão somadas e o resultado será exibido na célula I4.

Até o próximo tutorial.