Smartphones oferecem mais vantagens que celulares comuns

Publicado em 31 agosto, 2012 / Atualizado em 16 de janeiro de 2016

Conheça características que fazem dos smartphones aparelhos mais completos do que celulares comuns

Há alguns anos, os aparelhos celulares possuíam tela monocromática, ou seja, todos tinham tela “preto e branco”. Tempos depois, começaram a aparecer os aparelhos com telas coloridas e que eram capazes de exibir fotos e vídeos. Como a tecnologia não para, na verdade avança a passos largos, tudo se tornou obsoleto, graças a chegada dos smartphones.

Os smartphones são verdadeiros computadores portáteis, capazes de realizar tarefas até então realizadas apenas por computadores. Na verdade, este tipo de aparelho é uma evolução dos aparelhos celulares comuns, aqueles que apenas recebem e fazem chamas, enviam e recebem mensagens de texto ou multimídia.

Como além destes tipos de comunicação existem outros, como o e-mail, por exemplo, os celulares comuns perderam parte do seu potencial de possibiitar a comunicação, já que não eram capazes de enviar ou receber e-mail. Na verdade, muitos celulares sequer são capazes de se conectar a internet. Alguns até são, mas estão longe de fazer o que um smartphone faz.

Eles possuem características semelhantes às do computador, como processador, memória, memória para armazenamento, alguns possuem uma GPU individual, o que nos computadores correspondem à placa de vídeo, permitem a instalação de programas, troca de sistema operacional e,a depender do modelo e versão do sistema operacional, possibilita abrir e editar arquivos como PDF, DOC, XLSX e muitos outros. Para completar, ainda possuem câmera, tocador de rádio FM e gravador de vídeo e áudio.

Smartphone Lg Optimus Black P970
Smartphone Lg Optimus Black P970.

Com sua popularização, praticamente toda empresa que oferece serviços pela internet disponibiliza para seus clientes aplicativos capazes de realizar quase todas as tarefas possíveis, até então, apenas no computador. Um segmento que desenvolveu excelentes aplicativos foi o de bancos.

Atualmente todo banco possui um aplicativo para smartphones, seja com sistema operacional Android (Google), iOS (Apple) ou qualquer outro. Através desses aplicativos, os cliente podem fazer pagamentos, tirar extratos, fazer transferências e uma série de outros serviços, sem precisar ir até a agencia ou estar em frente ao computador.

No que diz respeito a intretenimento, os smartphones rodam jogos, inclusive até em 3D, reproduzem filmes e músicas, interagem com redes socias como facebook, Google +, Twitter, Orkut, dentre outras, e permitem a navegação em qualquer site ou blog da internet. Ou seja, você poderá, em qualquer lugar, fazer coisas que até então só poderiam ser feitas estando em locais específicos, como em bancos, lan house ou em casa, por exemplo.

Vale lembrar que alguns aparelhos, sobretudo os mais simples, podem não possuir tudo o que descrevemos aqui. Por esse motivo, quando for comprar seu smartphone, pesquise suas funções e características.