Sistema operacional que roda direto do CD

Publicado em 1 setembro, 2014 / Atualizado em 19 de dezembro de 2015

O BigLinux é um sistema operacional que pode rodar direto do CD, podendo acessar a internet de maneira muito simples, sem configurações complexas

Ter à disposição um sistema operacional que pode rodar direto do CD pode ser importante em diversas situações do nosso dia a dia.

Como sabemos, por motivos diversos o Windows pode apresentar problemas que afetam e impedem a sua inicialização, ou seja, a depender do defeito podemos ficar sem usar o computador pelo fato de o Windows ou qualquer outro sistema que utilizemos não carregar.

Diante de uma situação como essa, ter um live CD, contendo um sistema que roda direto do disco, sem precisar ser instalado no HD, pode ser a solução para fazer reparos, copiar arquivos, recuperar o sistema ou mesmo fazer trabalhos, acessar a internet, enviar e ler e-mails etc.

RODANDO DIRETO DO CD

O BigLinux é uma distribuição Linux brasileira excelente para quem conhece pouco sobre a utilização do Linux e que ao mesmo tempo precisa de um sistema estável, fácil de usar e cheio de ferramentas úteis. Sua principal utilização se dá através de live CD (roda direto do CD), mas o sistema poder ser instalado no disco rígido do computador.

Linux em português

O que chama a atenção para o BigLinux é que ele praticamente não exige nenhum conhecimento técnico sobre Linux, além de ser completamente em português, ao contrário do que acontece com outras distribuições. A utilização do BigLinux é muito intuitiva, quem estiver acostumado com o Windows não terá dificuldades.

Para facilitar ainda mais a vida dos usuários, o BigLinux disponibiliza muitas ferramentas úteis que podem ser acessadas através do menu principal do sistema.

O Libre Office integra o sistema e se mostra como uma excelente suite de aplicativos, com ferramentas de edição de texto, de planilhas eletrônicas e outras, semelhante ao Microsoft Office. Além disso o sistema conta com jogos, ferramentas gráficas, multimídia e educacionais, emuladores, editor de imagem, player de áudio e vídeo, navegador de internet, leitor de PDF e outros.

A conexão com internet WI-FI (sem fio) é um ponto forte do sistema, pois ela funciona muito bem. Vale a pena ter o BigLinux em casa, pois nunca se sabe quando nosso sistema “oficial” vai dar problema ou parar de funcionar. Vale lembrar que o BigLinux pode rodar direto do CD ou ser instalado no HD do computador, na partição principal ou em uma partição secundária.

  • Nome: BigLinux
  • Licença: Software Livre - Gratuito
  • Desenvolvedor: Bruno Gonçalves Araujo
  • Tamanho: 1,3 GB
  • Sistema: Todos
Mz Registry Backup

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.