Sincronizar e fazer backups de arquivos pela internet com o Mesh

Publicado em 12 outubro, 2012 / Atualizado em 12 de outubro de 2012

Sincronize dados entre vários computadores e tenha um HD virtual para seus arquivos

Principalmente para quem utiliza um desktop e um notebook para trabalhar, a sincronização de dados entre os dois computadores é de muita importância, chegando, em alguns casos, a ser decisiva para o sucesso de uma venda ou fechamento de um negócio.

Imagine que você trabalhou a noite toda em um projeto no seu desktop. Pela manhã, saiu atrasado, pegou o notebook e foi para uma reunião no trabalho. Ao chegar lá, se deu conta de que o projeto criado ficou no desktop. E agora? Isso seria evitado se a rotina de fazer a sincronização entre as duas máquinas fosse diária, ao final de cada jornada de trabalho, ou se a sincronização fosse feita com um servidor remoto.

A utilização de um servidor na internet para fazer a sincronização de arquivos e informações é uma das mais cõmodas para tal finalidade, pois possibilita o backup e sincronização de dados em qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. Claro que existem diversas situações nas quais a sincronização de dados é importante, esse apenas um exemplo.

Windows live mashPara fazer a sincronização entre o notebook ou notebook e o computador desktop, o programa Windows Live Mesh é muito útil. Na verdade, o Windows Live Mesh vai além de uma simples sincronização. Com ele, você terá um HD virtual que poderá ser acessado a qualquer momento, e a partir do qual será possível fazer a sincronização das informações e dos arquivos. Além disso, o serviço pode ser utilizado para a criação de backups, cópias de segurança, que estarão disponíveis para serem acessadas a qualquer momento.

Para utilizar o serviço, além de ter que baixar e instalar o aplicativo, é necessário ter uma conta Windows Live, a mesma do MSN e Hotmail. O Windows Live Mesh está disponível no pacote Microsoft Live Essentials, que inclui outros programas como o Mail, Proteção para a Família, Writer, Messenger Companion, Outlook Connector Pack, Barra do Bing e Silverlight. Contudo, você poderá escolher se deseja instalar apenas ele, algum outro ou todos os programas do pacote.

  • Nome: Windows Live Mesh
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Microsoft
  • Tamanho: 1.2 MB
  • Sistema: Windows 7/8/Windows Server 2008 R2
Windows Live Mesh

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.