Sinal do Wi-Fi cheio mas internet não funciona?

Publicado em 10 janeiro, 2016 / Atualizado em 17 de janeiro de 2016

Sinal emitido pelo roteador sem fio não significa que a internet esteja funcionando

A internet sem fio está sendo cada vez mais utilizada, principalmente pelo aumento na utilização de aparelhos móveis que acessam a internet.

Por esse motivo, ainda é grande o número de pessoas que estão lidando com conexões sem fio pela primeira vez, e com isso ainda possuem dúvidas com relação ao seu funcionamento, e uma dúvida bastante comum diz respeito ao sinal emitido pelo roteador sem fio.

Erroneamente, muitos usuários pensam que o ícone que mostra a intensidade do sinal Wi-Fi indica que a conexão com a internet foi estabelecida, ou a qualidade desta conexão.

COMO O ROTEADOR DISTRIBUI A INTERNET

Para não confundir uma coisa com a outra, é importante saber que, de maneira geral, o ícone do Wi-Fi indica apenas se a conexão a uma determinada rede wireless foi estabelecida bem como a intensidade do sinal. Ou seja, mesmo que nenhum cabo de internet esteja conectado ao roteador, o ícone do Wi-Fi continuará sendo exibido e será possível se conectar à rede.

De maneira simples, para facilitar o entendimento, o roteador funciona como uma extensão do cabo de internet. Ao chegar no roteador, o sinal de internet que chega pelo cabo passa a ser distribuído através de uma rede sem fio, e não mais por uma rede com fio.

Por esse motivo, quando nos conectamos ao Wi-Fi estamos conectados à rede sem fio gerada pelo roteador, e não necessariamente à internet.

Roteador sem fio

COMO SE CONECTAR À INTERNET PELO ROTEADOR WI-FI

Para que possamos acessar a internet assim que nos conectamos ao Wi-Fi é necessário que o roteador esteja configurado, ou seja, possua as informações necessárias para efetuar a autenticação na conexão oferecida pelo provedor de internet.

Quando o roteador está configurado, significa que ele possui o nome de login e a senha para acessar sua conta de internet fornecida pelo seu provedor. Dessa maneira, o roteador automaticamente estabelece a conexão com a internet e passa a distribuir essa conexão através de uma rede sem fio criada por ele mesmo.

[related_posts]

Vale lembrar que para alguns provedores não é necessária a autenticação, ou seja, a utilização de login e senha, bastando fazer a conexão do cabo de internet à porta WAN do roteador ou na porta de rede do computador ou notebook.

Com o roteador conectado à internet e a conexão sendo distribuída pelo Wi-Fi, basta fazer login na rede sem fio do roteador para que seja possível acessar a internet automaticamente.

CONCLUINDO

Portanto, quando nos conectamos à rede sem fio, o que devemos informar é o login e senha da rede criada pelo roteador, e não a senha e login fornecidos pelo provedor de internet. Então agora já sabemos que o sinal Wi-Fi se refere apenas à rede sem fio criada pelo roteador, e não à conexão com a internet.

Se houve conexão à rede sem fio mas não à internet, deve ser verificado junto ao provedor de internet se houve a autenticação na rede ou se o ISP está passando por problemas técnicos.

Um detalhe importante é que alguns aparelhos costumam exibir ícones diferentes para quando há ou não conexão com a internet na rede sem fio, enquanto outros sempre exibem o mesmo ícone, independe de haver ou não conexão com a internet.