Significado de erros em servidor: 400, 403, 404 e outros

Publicado em 30 maio, 2013 / Atualizado em 10 de outubro de 2014

A depender da situação, o servidor emite um aviso com um código de erro, saiba mais sobre os erros 4xx

As mensagens de erro enviadas por servidores são vistas como um mistério pelos internautas novatos, e uma dor de cabeça para os webmaster e editores de blogs.

Imagine que após uma busca no Google, você encontra um link para uma página que parece conter exatamente aquilo que você procura, clica neste link e dá de cara com uma página em branco com a mensagem: “404 File Not Found”. E agora, o que essa mensagem quer dizer?

Além do famoso 404, existem muitos outros códigos que dizem respeito a erros em servidores WEB. É bom deixar claro que não serão tratados assuntos técnicos acerca de cada código, as descrições aqui feitas são direcionadas aos usuários finais, objetivando esclarecer da forma mais prática possível o que cada código significa.

Os erros 4xx são considerados erros do cliente, ou seja, erros relacionados às atividades dos usuários nos servidores, nos sites ou blogs.

Barra de endereço

A melhor hospedagem para sites e blogs, conheça: Hostgator.

Erro 400 (Bad Request): este erro normalmente ocorre quando o endereço WEB digitado contém um erro, ou quando o servidor não consegue interpretar o que foi solicitado. Erros de configuração do servidor também podem ocasionar o erro 400.

Erro 401 (Unauthorized): este erro ocorre em páginas que necessitam de autenticação. São páginas que só podem ser acessados mediante login e senha ou por meio de outros tipos de identificação, como endereço IP, por exemplo. Se o usuário tentar acessar uma página e digitar um login ou senha inválida, o servidor retornará um erro 401.

Erro 403 (Forbidden): em alguns momentos, o erro 403 pode ser confundido com o 401, mas eles são diferentes. O erro 403 ocorre quando solicitamos algo, mas o servidor se recusa a executar. Um exemplo típico deste erro acontece quando tentamos listar os arquivos em um diretório protegido por configurações no .htaccess. Nestes casos, quando a solicitação de listagem é feita, o servidor retorna o erro 403.

Erro 404 (Not Found): o erro 404 é o mais comum de todos, praticamente todo mundo que usa a internet já se deparou com este erro. Ele avisa que um diretório ou arquivo não está disponível no servidor, podendo ter sido movido para outro endereço ou excluído de maneira definitiva.

Erro 405( Method Not Allowed): um erro pouco comum de ser visto. Ele ocorre quando uma solicitação é feita através de um método não permitido pelo servidor. Como exemplo, podemos citar os métodos que podem ser utilizados em um formulário, o GET e o POST. Se o servidor esteja configurado para trabalhar somente com o método GET, caso a requisição seja feita pelo método POST, o servidor poderá retornar o erro 405.

Erro 408 (Request Timeout): este erro indica que o servidor excedeu o tempo limite de espera. Significa que o servidor já esperou o tempo necessário à sua requisição, se você não fez nenhuma requisição dentro do tempo estipulado, ao fazê-la, o servidor irá retornar o erro 408.

Erro 414 (Request-URI Too Long): O endereço fornecido (URL) é muito longo para que o servidor possa processar.

Esses foram os erros mais comuns da família 4xx. Agora, ao se deparar com algum deles em páginas na internet você já saberá o que está acontecendo.