Servidor com Apache, PHP, MySQL e PHPMyAdmin para Windows

Publicado em 14 setembro, 2012 / Atualizado em 11 de setembro de 2016

Servidor completo para rodar sites e blogs no Windows

Os servidores são computadores responsáveis por atender requisições vindas de outros computadores de uma rede ou da própria internet.

São máquinas poderosas, e que rodam aplicativos direcionados especificamente para atender as demandas destes computadores atendidos por eles. Normalmente os servidores são computadores remotos, ou seja, estão distantes fisicamente dos demais computadores.

Os servidores que hospedam sites são assim. Uma pessoa pode criar um site no Brasil e hospedá-lo num servidor localizado em qualquer parte do mundo. No entanto, esses servidores são pagos. Para quem quer aprender a lidar com criação de sites, e deseja executar PHP, fazer uma instalação local do WordPress ou fazer qualquer outra coisa sem ter que contratar um servidor, com certeza o Vertrigo é uma das melhores opções.

Com ele você pode montar um servidor WEB com Apache, PHP, MySQL e PHPMyAdmin dentro do Windows.  Principalmente para quem não tem muita experiência no assunto, o Vertrigo é muito bom, pois o instalador faz tudo sozinho, apenas configurações adicionais ficam por conta do usuário.

Servidor VertrigoO Vertrigo pode ser usado para testar alterações feitas no WordPress e temas utilizados nele, ou qualquer outro CMS ou site. Assim não é preciso fazer o upload dos arquivos para o servidor remoto, é fazer as alterações e visualizar no computador mesmo, na instalação local, o que economiza bastante trabalho e tempo.

Segundo informações do projeto:

VertrigoServ foi desenvolvido para criar um fácil e altamente profissional instalador de Apache (servidor web – HTTP), PHP (linguagem de programação dinâmica), MySQL (multithread, multi-utilizador, SQL Database Management System), SQLite (sistema de gestão de bases de dados, de acordo com ACID), SQLiteManager (ferramenta web based para gerir as bases de dados SQLite), PhpMyAdmin (ferramenta escrita em PHP para administrar as bases de dados MySQL) e Zend Optimizer (que aumenta a performance em 40%) para a plataforma Windows.

Com um único instalador, todos os componentes são instalados num único diretório e podem ser usados imediatamente após a instalação. Um desinstalador permite remover o VertigoServ do disco rígido.

Foi desenhado para ser o menor e flexível possível, no entanto é altamente recomendado para distribuição na Internet. VertrigoServ é excelente tanto para novatos como para utilizadores experientes.

  • Nome: VertrigoServ
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Dariusz Handzlik
  • Tamanho: 13 MB
  • Sistema:
VertrigoServ

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.