Saiba quantos aparelhos podemos ligar na mesma tomada

Publicado em 12 março, 2013 / Atualizado em 4 de outubro de 2013

O uso de adaptadores T de tomada, extensões, plugues e benjamim pode sobrecarregar a rede elétrica

Ligar vários aparelhos numa mesma tomada é um hábito bastante comum na vida dos brasileiros. Como em geral as casas mais antigas costumam não terem sido projetadas para possuírem muitas tomadas, já que antigamente o números de aparelhos elétricos e eletrônicos era pequeno, a saída para ligar todos os recentes aparelhos elétricos nessas residências é fazer o uso de extensões, adaptadores “T”, plugues e benjamim.

Na verdade, o problema de ter mais aparelhos do que tomadas livres não é exclusivo de construções mais velhas, mesmo imóveis novos podem apresentar esse problema, seja por erro de projeto, não previsão da necessidade de tantas tomadas ou por excesso de aparelhos que os moradores possuem.

Em todo caso, independente do motivo de usar esses adaptadores para aumentar o número de tomadas disponíveis, o importante é não exagerar na quantidade de aparelhos ligados numa mesma tomada, para evitar o risco de ocorrer curto-circuitos ou até mesmo incêndios. Sendo assim, como saber qual a quantidade máxima de aparelhos que podem ser ligados ao mesmo tempo?

Quantidade de aparelhos na mesma tomada

Não é possível determinar qual é a quantidade ideal de aparelhos a serem ligados na mesma tomada. Na verdade, o ideal é que cada tomada seja única para cada aparelho. Contudo, como isso geralmente não é possível, então devemos prestar atenção à corrente elétrica máxima suportada pela tomada, que é medida em amperes, e qual é a amperagem necessária para manter todos eles funcionando corretamente e sem apresentar riscos de sobrecarga elétrica.

Tomada no filtro de linha

Como calculara amperagem

Geralmente, as tomadas tem capacidade máxima de 10A, portanto, essa deve ser a corrente elétrica máxima do total de equipamentos ligados nela. Vejamos um exemplo:

1 – Forno microondas de 700W de potencia = 6,4A
1 – Liquidificador de 600W de potencia = 5,6A

Total de corrente consumida pelos aparelhos, ambos numa rede de 110v: 12 amperes

No exemplo acima, percebemos que a quantidade de corrente demandada pelos dois aparelhos é maior do que a suportada pela tomada. O resultado disso pode ser sobrecarga e superaquecimento da tomada, o que pode ter como consequência curto-circuito e incêndio. Como no exemplo os aparelhos não costumam ficar ligados o tempo todo, o risco de acidentes diminui. No entanto, se eles ficassem ligados por mais tempo simultaneamente, com certeza a tomada não aguentaria e acabaria derretendo e causando os problemas citados.

[related_posts]

Como calcular amperagem

Se o aparelho que você vai conectar à tomada não exibir em suas etiquetas ou plugue sua amperagem, você pode calculá-la a partir da potência do mesmo e da rede onde ele será ligado.

Para isso, basta dividir a potência pela voltagem da rede. Por exemplo: 1200W/110V = 10,9 amperes. O mesmo seria feito se a rede fosse de 220v: 1200W/220V = 5,45A.

Calcular corrente dos aparelhos

Para determinar quantos aparelhos podem ser ligados à tomada, você deverá descobrir qual a amperagem de cada um, somá-las e verificar se o total é maior do que a corrente suportada pela tomada. Se a soma das correntes for superior, um aparelho deverá ficar de fora ou ser substituído por outro de menor consumo. Se o total for inferior a amperagem da tomada, eles poderão ser ligados simultaneamente.

Atenção: Essa matéria tem como objetivo informar sobre como usar com segurança as tomadas elétricas, afim de evitar sua sobrecarga. Todo reparo ou manutenção em rede elétrica deve ser feita por um profissional qualificado. Para sua segurança, sempre contrate um eletricista profissional.