Rosca direta é um dos melhores exercícios para bíceps

Publicado em 7 julho, 2012

A rosca direta é o exercício clássico para desenvolvimento do tríceps

A rosca direta é um dos exercícios mais famosos dentre os demais da musculação. Digo famoso, porque muitas pessoas o reproduzem sem ao menos ter idéia do seu nome ou qual o seu real objetivo. Falou-se em musculação, sempre surge alguém simulando o treino da rosca direta.

A rosca direta é um exercício cujo movimento realiza-se na vertical, com movimentos de subida e descida. Este exercício visa principalmente o desenvolvimento de um dos músculos presentes no braço, o bíceps braquial. O bíceps é um músculo que pode aumentar consideravelmente de tamanho com os treinos de musculação, sobretudo com a rosca direta e demais exercícios similares, como a rosca Scott, por exemplo.

Atleta executando a rosca direta
Atleta executando a rosca direta – Créditos da imagem: http://commons.wikimedia.org

Muitos iniciantes, afoitos por pegar grande quantidade de peso, seja para acompanhar o ritmo dos mais experientes ou para impressionar amigos, acabam cometendo erros na hora de fazer a rosca direta. Um dos mais comuns é a sobrecarga da coluna, que ocorre quando o praticante, sem conseguir levantar a barra devido ao excesso peso, faz um movimento brusco para trás, a fim de conseguir elevar a barra até a altura do queixo. O ideal é que a carga force, mas também possibilite a execução correta do exercício.

Outro ponto importante é que as pernas devem ser levemente flexionadas, para melhorar a estabilidade e evitar carga excessiva na coluna. O cotovelo deve ficar posicionado paralelamente ao corpo, para que músculo seja trabalhado de forma adequada. Deve-se prestar atenção aos movimentos de subida e descida, tanto um como outro deve ser feito de forma controlada, ou seja, durante sua execução preste atenção em seu posicionamento e corrija possíveis erros, e jamais solte o peso durante a descida, desça o braço de maneira gradual, assim como na subida, “sentindo o peso” e não abandonando-o.

A rosca direta pode ser feita com a utilização de halteres ou barra.