Resumo sobre Administração de Materiais

Publicado em 28 dezembro, 2011 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Texto comentando aspectos da Administração de Materiais

Todos os processos envolvidos no gerenciamento de materiais nas empresas, sua aquisição, transporte e armazenamento são de responsabilidade do administrador de materiais. A administração de materiais tem como objetivo aumentar a eficiência da gestão de materiais necessários à manutenção das atividades das empresas. Suas atitudes visam fazer com que não haja desperdício de qualquer tipo.

Inicialmente, os materiais devem ser classificados, obedecendo às regras estabelecidas por cada empresa, estabelecidas por mediante a análise de suas necessidades, fraquezas e forças, dentre outros aspectos.

Os três pilares da Administração de Materiais são a aquisição, transporte e armazenagem. Na aquisição, o administrador de materiais deve estar atento às reais necessidades da organização, objetivando evitar o desperdício de recursos com materiais já presentes em grande quantidade no estoque e que podem não ser totalmente consumidos.

No transporte, por exemplo, é importante concentrar os esforços não apenas no combate ao desperdício de recursos financeiros, mas, também, no cumprimento dos prazos estabelecidos. Esse ponto é de fundamental importância, pois, em caso de atraso, pode afetar negativamente diretamente todos os setores que dependem dos materiais que serão transportados, causando atrasos ou problemas maiores.

O armazenamento é o último estágio antes de os materiais serem requisitados pelo setor de produção, em caso de indústrias e fábricas, e requisitados para venda e outros fins, no caso de comércio ou prestação de serviços.

[related_posts]

A armazenagem deve primar pelo correto condicionamento dos materiais, a fim de evitar possíveis danos ou inutilização destes. Além disso, é necessário estabelecer procedimentos e empregar corretamente os recursos financeiros nesse setor, buscando atender rapidamente às solicitações e investindo em mão-de-obra e equipamentos de maneira equilibrada, sem deixar que haja falta ou excedente tanto de mão-de-obra quanto de equipamentos e maquinário.

A informatização é uma forte aliada da Administração de Materiais, pois possibilita que grandes quantidades de informações sejam manuseadas, catalogadas e analisadas, disponibilizando ao administrador todas as ferramentas necessárias para a organização e controle dos processos envolvidos na administração de matérias. Contudo, é necessário, antes de qualquer coisa, fazer estudos para determinar a viabilidade e confiabilidade da implementação da informática no setor de matérias. Isso é devido à complexidade presente no processo de informatização, que demanda alto custo com equipamento e profissionais, além de oferecer grandes riscos caso haja falhas tanto no processo de implantação quanto de gerenciamento do sistema informatizado.