Remover publicidade de sites para imprimir somente o texto

Publicado em 22 outubro, 2012 / Atualizado em 22 de outubro de 2012

Script para eliminar propagandas e possibilitar a impressão apenas dos textos de sites e blogs

A internet é uma fonte praticamente infinita de informações e conhecimento, possibilitando encontrar textos das mais diversas áreas do conhecimento que, em sua maioria, estão disponíveis para a impressão, principalmente quando sua utilização é para estudo como para trabalhos para escola ou faculdade. No entanto, como todas as páginas da internet possuem alguma peça de publicidade, a exemplo dos banners, quando vamos imprimir os textos as propagandas acabam sendo impressas também, muitas vezes ocupando espaço onde caberia mais texto, o que gera um desperdício de papel.

Para contornar esse contratempo, uma solução seria copiar o texto, colar em um editor de textos e em seguida imprimir. Todavia, em alguns sites, não é possível copiar os textos, haja vista que algumas páginas possuem sistemas contra a cópia, para evitar plágio, o que acaba atrapalhando quem deseja utilizar o texto de forma honesta.

Mas nem tudo está perdido. Há uma maneira ainda mais simples e eficaz de imprimir textos de sites e blogs sem levar junto as propagandas e outros elementos indesejáveis que, além de poluir o visual do texto impresso, ainda gasta mais tinta do que o necessário. Para isso, basta utilizar o Printliminator.

Imprimindo página de site

O Printliminator não é um programa nem uma extensão para o navegador. Ele é um script Javascript que, quando acionado, passa a guardar o HTML da página e possibilita que, com apenas um clique, diversos elementos sejam removidas da página.

Como instalar e usar o Printliminator.

1. Acesse a página oficial do script: Printliminator

2. Clique sobre o botão Printliminator, segure, arraste e solte na barra de favoritos do navegador.

3 . Para usar o Printliminator, entre em uma página e clique sobre o ícone criado na barra de favoritos. A partir daí, um menu irá aparecer do lado direito da página, e ao movimentar o mouse sobre os elementos do site, eles passarão a exibir uma borda vermelha. Agora é só clicar nos elementos indesejáveis que os mesmos serão removidos.