Redes LAN, MAN e WAN

Publicado em 25 fevereiro, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Conheça as diferenças entre redes do tipo LAN, MAN e WAN

As redes de computadores são importantes meios para a troca de informações, compartilhamento de arquivos e equipamentos e periféricos, como impressoras, por exemplo.

Uma rede permite a comunicação entre dois ou mais computadores. Na verdade, com o surgimento de novos aparelhos capazes de se comunicar em rede, sobretudo pela internet, como tablets e smartphones, as redes se tornaram ainda mais importantes no mundo atual, seja para trabalho ou lazer.

Além da internet, considerada a grande rede, existem redes menores, nos mais variados tamanhos e utilizando diversas tecnologias, como as redes WI-FI, que são as redes sem fio.

Com relação ao tamanho ou alcance das redes, podemos classificá-las em três grupos: as redes LAN, MAN e WAN. De maneira simples, o que as diferencia é o nível e alcance. Confira abaixo:

Cabo de rede crimpado
Cabo de rede

Redes

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

LAN: são as redes locais (local area network), de pequeno alcance e com número reduzido de máquinas conectadas. Como exemplo podemos citar redes domésticas, redes locais que interligam computadores de uma empresa etc. Em resumo, as LANs não alcançam outros locais, ficando restritas a determinada casa, escritório, prédio etc.

MAN: são redes maiores que as LANs. MAN siginifica “Metropolitan Area Network”, ou rede de área metropolitana. Este tipo de rede é caracterizada por ter um alcance maior que as do tipo LAN, abrangendo cidades próximas ou regiões metropolitanas, por exemplo. A elas podem estar conectadas redes do tipo LAN.

WAN: as redes do tipo WAN (wide area network) são as maiores possíveis. Um exemplo deste tipo de rede é a própria internet. A rede WAN tem alcance mundial, interligando cidades, estados, países e continentes. Além de sua dimensão, as redes WAN são caracterizadas pela sua robustez técnica e avançotecnológico, fazendo uso de fibra ótica para atingir altas velocidades de transmissão de dados, por exemplo. Elas podem receber conexões diretas de redes LAN e MAN.