Rastreador para carros via satélite e celular, qual melhor e como funciona

Publicado em 28 outubro, 2012 / Atualizado em 30 de abril de 2013

Conheça os modelos de rastreador mais vendidos e como eles funcionam e localizam os veículos

Um aparelho que está fazendo sucesso entre os donos de veículos é o rastreador. Ele pode ser instalado em carros, motos, caminhões e qualquer outro tipo de veículo automotor, sendo uma interessante opção para quem deseja saber a localização ou percurso percorrido por um veículo. Na verdade, apesar de ter sido desenvolvido para rastrear veículo, existem rastreadores que podem ser instalados em qualquer coisa, como equipamentos de trabalho, por exemplo.

Há diversas opções para quem deseja adquirir este tipo de produto, a escolha irá depender da situação financeira de cada um, além, também, da necessidade de cada um. Existem aparelhos profissionais, instalados e monitorados por empresas especializadas.

Contudo, esse tipo de serviço costuma ser caro e geralmente é destinado a empresas de transporte, devido ao alto valor das cargas transportadas. No entanto, para o usuário doméstico também existem opções para fazer o rastreamento de carros, motos, caminhões ou qualquer outro veículo. Selecionamos abaixo alguns tipos de rastreadores, ou melhor, os rastreadores mais vendidos atualmente.

Rastreador por celular

Chave na ignição do carro
Os rastreadores são um item de segurança a mais para os veículos.
(Imagem: morgueFile.com)

O tipo de rastreador mais barato é aquele no qual o cliente não conta com a assistência de uma empresa especializada, sendo, geralmente, feito através da utilização de SMS, sistema utilizado em aparelhos celulares para a troca de mensagens de texto. Neste sistema, no equipamento de rastreamento deve ser inserido um chip, o mesmo utilizado por celulares, que será utilizado para enviar a mensagem contendo a localização do veículo.

O funcionamento deste tipo de rastreador é fácil de entender. Uma vez inserido o chip no rastreador, basta o proprietário do veículo ligar para o número deste, que o rastreador irá enviar um SMS contendo a localização do veículo através de coordenadas de latitude e longitude. Com as informações sobre a latitude e longitude, o proprietário poderá saber a localização do veículo, basta utilizar um sistema de GPS ou até mesmo o Google Maps.

Estes rastreadores costumam ter outras funções interessantes, como o bloqueio via SMS, escuta via celular, “Botão do pânico” (para o caso de sequestros), e muito mais.

Rastreador via internet

Assim como acontece com o rastreamento via celular, também existe aquele que é feito pelo computador. Neste caso, o cliente irá comprar o aparelho e instalá-lo no veículo. Através do software que o acompanha, o cliente poderá saber a localização e bloquear o veículo através do computador. Neste caso, o sistema também necessita de um chip de celular, pois as informações são enviadas através da rede GSM.

A principal diferença entre este sistema e o de SMS é que neste, o software já informa a localização do veículo e disponibiliza ferramentas para bloqueá-lo, enquanto naquele, todo o procedimento é feito através do envio de SMS.

Empresas de serviços de rastreamento

Existem empresas que prestam o serviço de rastreamento. Na verdade, o serviço é praticamente o mesmo que se obtêm com os dois modelos citados anteriormente, com a diferença de ter uma equipe de suporte, além de outros serviços.

Conclusão

Cabe a cada um analisar qual a alternativa mais viável para sua realidade. Vale lembrar, que veículos equipados com sistemas de rastreamento normalmente têm um bom desconto na hora de contratar um seguro.