Quitosana faz emagrecer ao bloquear absorção de gordura

Publicado em 16 junho, 2012 / Atualizado em 1 de julho de 2012

A quitosana bloqueia a absorção de gordura através do encapsulamento das moléculas de gordura

Na natureza existem diversas plantas e animais que contém substâncias que trazem muitos benefícios para o corpo e saúde humana. Um exemplo é a Quitosana, uma fibra, mas especificamente um polissacarídeo, produzido com o exoesqueleto (carapaça) de crustáceos marinhos, como o camarão e a lagosta, por exemplo.

A Quitosana atua no organismo como uma poderosa inibidora da absorção de gordura e colesterol, auxiliando na perda de peso e evitando que a pessoa engorde. Seu funcionamento se dá por meio do encapsulamento de moléculas de gordura, que são posteriormente excretados junto com as fezes.

Em outras palavras, a Quitosana, quando no estômago, se transforma em uma espécie de gel, que envolve as moléculas de gordura e impede que estas sejam absorvidas pelo organismo. Dessa maneira, boa parte da gordura e colesterol ingeridos durante a alimentação é eliminada diretamente nas fezes.

Para quem está um pouco acima do peso ideal ou tem aqueles famosos “pneuzinhos”, a Quitosana é uma ótima opção de ficar forma. Tomada na quantidade recomendada, a Quitosana é capaz de proporcionar a perda de até 250 calorias por dia, desde que hábitos saudáveis de alimentação estejam sendo utilizados, como por exemplo, a baixa ingestão de doces, gorduras e alimentos ricos em carboidratos.

Além de sua utilização por quem deseja emagrecer, a Quitosana também é utilizada para a cicatrização de ferimentos, liberação controlada de drogas (nanopartículas) e remoção de proteínas alergênicas de alimentos, por exemplo.

Recomenda-se que a Quitosana seja ingerida com bastante água, a fim de potencializar sua ação no intestino, que é o local onde a absorção de gordura acontece.