Quem é o líder formal e informal

Publicado em 15 junho, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Tanto o líder formal quanto informal estão presentes em praticamente toda organização

As organizações são compostas não apenas de recursos materiais, máquinas e equipamentos, mas principalmente de recursos humanos, de pessoas. Sem as pessoas, nenhuma organização conseguiria por em prática suas atividades e alcançar seus objetivos.

Dentre os diversos aspectos sobre a relação entre as pessoas dentro das organizações, estudadas pela gestão de recursos humanos, existem as figuras do líder formal e do líder informal.

Como já podemos perceber, toda organização, seja ela uma instituição pública, uma empresa privada uma ONG etc., possui um líder, uma pessoa que tem a função de coordenar as atividades das demais e de tomar as decisões mais importantes.

De maneira semelhante, possivelmente todos já perceberam que em todo grupo de indivíduos, uma deles assume o posto de líder dos demais, independente de ter havido eleição ou votação para a sua escolha como representante do grupo. Essa característica decorre de atribuições pessoais que possibilitam que naturalmente ele assuma tal posto.

Foi com a percepção deste fato que a literatura de Administração de Recursos Humanos identificou a figura do líder formal e do líder informal.

Líder formal

O líder formal é aquele investido em cargo de hierarquia superior, e que lhe dá poder e autoridade sobre os demais colaboradores da organização. O profissional investido em cargos de gerente, supervisor, diretor, chefe de seção, por exemplo, são exemplos de líderes formais, uma vez que sua autoridade foi atribuída pelo cargo que ocupa dentro da estrutura organizacional.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Líder informal

O líder informal, por sua vez, não recebe essa atribuição da instituição onde atua. Como o próprio nome sugere, ele se torna líder de maneira informal, naturalmente, tendo como principal fator para isso suas atribuições pessoais, como capacidade de liderança, senso de coletividade e de justiça, proatividade em questões coletivas etc.

O líder informal é eleito pelos demais trabalhadores por eles acreditarem que ele é a pessoa mais indicada para representá-los, sobretudo em questões de negociação com os chefes ou de comunicação com o sindicato da categoria. Ele exerce a liderança com a indicação e apoio dos demais colaboradores.

Como exemplo, podemos dizer que o líder informal é aquele que vai até o patrão, em nome de todos os empregados, exigir melhores salários e condições de trabalho, mesmo não ocupando cargos de chefia.

Líder formal X informal

É importante destacar que praticamente em todas as organizações teremos a figura do líder formal e informal atuando no mesmo ambiente. Isso explica porque em muitos casos o gerente não consegue fazer com que os colaboradores atinjam os objetivos ou metas propostas, porque ele não é um líder natural, apenas possui um cargo de líder. Já em outros casos, podemos perceber que um dos colaboradores, mesmo estando em posição hierárquica igual a dos demais trabalhadores, consegue motivar e liderar o grupo em direção à consecução dos objetivos e metas, tanto deles próprios quanto da organização.