Quantos núcleos tem os processadores i3, i5 e i7 da intel

Publicado em 29 junho, 2012 / Atualizado em 28 de setembro de 2012

Conheça as diferenças entre os processadores Core i da Intel

Ultimamente ouve-se muito falar em processador com múltiplos núcleos, o que, inevitavelmente, resulta em diversos modelos, siglas e codinomes diferentes para cada um deles, deixando muitos usuários totalmente perdidos, sem saber qual a diferença entre cada modelo. Para quem trabalha com informática, não há mistério, mas para os usuários comuns há muitas dúvidas.

A nova família de processadores da Intel conta com os processadores i3, i5 e i7, cada um deles possui diversas versões que, por sua vez, contam com características específicas e que os diferenciam entre si. Mas não irei escrever detalhadamente sobre cada um e suas diferenças, focarei apenas na resposta para a pergunta: Quantos núcleos tem os processadores i3, i5 e i7 da Intel?

Intel Core i3

Todos os processadores i3 possuem dois núcleos, estão equipados com a tecnologia Hyper-Threading e sua placa mãe é soquete LGA 1156. Existem duas versões do i3, a i3-530 e a e3-540, com 2,93 GHZ e 3,06 GHz, respectivamente.

Intel Core i5

Os processadores i5 podem ser encontrados em versões com 2 ou quatro núcleos, somente, não existe i5 de cinco núcleos. Também utilizam o soquete LGA 1156 e possuem a tecnologia Hyper-Threading. Além do que é oferecido no i3, o i5 conta a tecnologia Turbo Boost.

Intel core i7

Os i7 são processadores de quatro núcleos. Apenas um modelo difere disso: o i7-980X, que possui seis núcleos. Também utilizam soquete LGA 1156, tem a tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e, ao contrário do i3 e i5, possui o recurso Intel QPI (apenas nos da série i7 900).

Vale lembrar que em cada linha de processadores há diversos modelos.