Quantas estrelas pode ter hotel, pousada e outros meios de hospedagem

Publicado em 1 outubro, 2012

Cada meio de hospedagem: hotel, pousada etc., pode possuir certa quantidade de estrelas

A organização e planejamento de uma viagem deve passar por diversas etapas a fim de prevenir que algum imprevisto atrapalhe ou até comprometa a realização da mesma. Como uma viagem serve para distrair e relaxar os viajantes, enfrentar problemas no voo, na estrada ou na hospedagem acaba sendo ainda frustrante do que numa viagem a trabalho ou do dia a dia, por exemplo.

Além de separar roupas e outros acessórios que serão levados nas malas e mochilas, é importante saber como funciona o sistema de entrada e saída do hotel, pousada ou outro meio de hospedagem que cobrem por diária. A chagada e saída do hotel normalmente é chamada check-in e check-out, termos usados em língua inglesa mas que são adotados praticamente em todo o Brasil.

Quarto de hotel
As estrelas indicam a quantidade de benefícios oferecidos
(Imagem: morgueFile.com)

A escolha do hotel também é muito importante, já que por mais bonito e agradável que seja a região que está sendo visitada, ficar num quarto desconfortável, com mal atendimento, comida ruim e sem muitas opções de lazer pode estragar a viagem.

Por esse motivo, o Ministério do Turismo (MTur) desenvolveu um novo sistema de classificação de meios de hospedagem, com o objetivo de aumentar a competitividade no setor e ao mesmo tempo tornar mais fácil a escolha do hotel de acordo com o número de estrelas. Isso irá tornar o setor de turismo mais organizado, deixando as opções de hospedagem mais claras para os clientes, facilitando a escolha pelo tipo e empresa de hospedagem.

A classificação do meio de hospedagem (quantidade de estrelas) é feita através da avaliação de três conjuntos de requisitos, sendo eles:

  • Infraestrutura: Instalações físicas e Equipamentos
  • Serviços: Requisitos relacionado à ofertas de serviços, qualidade e disponibilidade.
  • Sustentabilidade: Aspectos relacionados com meio ambiente (uso de recursos naturais, descarte adequado de resíduos, utilização de materiais reciclados, coleta seletiva etc.), sociedade e satisfação do hóspede.

De acordo com o que cada tipo de meio de hospedagem oferece, como itens de conforto e serviços, o sistema de classificação determina a quantidade de estrelas que o estabelecimento deve possuir, após a análise de um representante do INMETRO.

Conheça abaixo as categorias de meios de hospedagem e quantas estrelas elas podem possuir.

Quantidade de estrelas

Hotel – 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas
Cama & Café – 1 a 4 estrelas
Resort – 4 e 5 estrelas
Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas
Pousada – 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-Hotel – 3 a 5 estrelas

Como podemos perceber, a quantidade de estrelas de um meio de hospedagem segue uma  norma, ou seja, não basta abrir o estabelecimento e dizer que é 5 estrelas ou não. Para que isso seja possível, é necessário solicitar a classificação ao Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br), enviar a documentação necessária e passar pela análise do INMETRO. Somente após esse processo é que o estabelecimento é classificado como sendo de 1,2,3,4 ou 5 estrelas.