Quais são todas as versões do Windows

Publicado em 19 setembro, 2012 / Atualizado em 12 de agosto de 2013

Confira a lista das principais versões do Windows lançadas até o momento

O Windows é sistema operacional mais conhecido e utilizado em todo o mundo, estando disponível em diversos idiomas e possuindo diversas versões, que são destinadas a diversos perfis de utilizadores, como usuário domésticos, escolas e empresas.

Normalmente, o que costuma diferenciar uma versão da outra é a quantidade de ferramentas ou recursos disponível. Por exemplo, no caso do Windows 7, sua versão Starter não serve para ser utilizado em empresas cujas máquina estão interligadas por uma rede, pois eles possui limitações para a realização de tarefas em rede.

Logotipo Windows XPAs primeiras versões do Windows eram baseadas no MS-DOS, um sistema operacional que não possuía interface gráfica, ou seja, sua utilização de dava por meio de linhas de comando.

Na verdade, o Windows surgiu como uma solução para que o MS-DOS passasse a possuir interface gráfica, possibilitando a abertura de janelas e a utilização do mouse, por exemplo. As versões mais recentes são baseadas no Windows NT, lançado em 1993.

Mas quais foram a versões pelas quais o Windows passou até chegar aqui, na sua versão atual e com inúmeros melhoramentos e funções a mais que suas versões anteriores? Confira a lista abaixo.

Versões do Windows baseadas no MS-DOS

Windows 1.0

Windows 2.0

Windows 3.0

Windows 3.1.x

Windows 95

Windows 98

Windows 98 SE (Second Ediction)

Windows ME

Versões do Windows baseadas no sistema NT (New Technology – Nova tecnologia)

Windows NT 3.1

Windows NT 3.5

Windows NT 3.51

Windows NT 4.0

Windows 2000

Windows XP

Windows Server 2003

Windows Vista

Windows Server 2008

Windows Home Server

Windows 7

Windows Server 2008 R2

Windows 8

Vale ressaltar que as versões que deixaram de levar o nome “NT” continuaram a ser baseadas em versões mais recentes do sistema NT. Esta lista não levou em considerações questões técnicas sobre cada versão, preferimos apenas fazer uma lista fácil de ser interpretada e entendida.