Protocolos de rede para concursos

Publicado em 2 outubro, 2013 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Assunto muito cobrado em provas de informática de concursos públicos, saiba mais sobre os protocolos de rede

As questões de informática cobradas nos concursos públicos costumam não serem muito complicadas ou aprofundadas em determinado tema, claro que a complexidade das perguntas vai depender do cargo pretendido.

Questões de informáticas em provas de concurso para o provimento de cargos para a área de tecnologia da informação e outras áreas de tecnologia costumam ser mais complexas. Para os demais cargos elas costumam ser mais “fáceis”.

Dentre os assuntos que costumam ser cobrados nas questões de informática dos concursos, o tema protocolos de rede costuma cair bastante, caindo quase que em toda prova. Sendo assim, é importante conhecê-los melhor.

Antes de tudo é bom ter em mente que o estudo dos protocolos de rede é algo bastante técnico e complexo, o que vamos passar aqui são informações gerais e básicas, que geralmente são cobradas em concursos públicos. Além disso, não falaremos sobre todos os protocolos que existem, mas somente sobre os que costumam ser cobrados em provas.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Protocolos de rede

FTP

(File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de arquivo)

Esse protocolo é o responsável pela transmissão de arquivos pela internet, devido a isso, ele é caracterizado como um protocolo que oferece uma alta velocidade de transmissão de dados.

Além da transferência de arquivos, o FTP também é utilizado para manipular arquivos em sistemas remotos, como servidores de sites, por exemplo. Em geral, a porta de comunicação utilizada por esse protocolo é a porta 21 e a 20.

SMTP

(Simple Mail Transfer Protocol ou Protocolo de transferência de correio simples)

Esse protocolo é o responsável pelo envio de mensagens de e-mail pela internet. Quando enviamos um e-mail através dos mais diversos serviços de e-mail grátis, o protocolo usado é o SMTP.

Os servidores de SMTP funcionam de maneira semelhante aos servidores de websites, com a diferença de em vez de hospedar páginas, ele hospeda todos os arquivos e sistemas necessários tanto ao funcionamento quanto a manutenção da segurança do envio de e-mail.

Os servidores de SMTP podem ser usados não somente pelo navegador, mas também através de programas específicos, capazes de acessar e se comunicar com os servidores SMTP através da internet. A porta de comunicação em conexões comuns é a 25, enquanto que em conexões seguras, criptografadas por SSL, é a 465.

POP3

(Post Office Protocol ou Protocolo de correio)

De maneira extremamente prática, definimos o POP3 como o protocolo de recebimento de e-mails. É esse protocolo que nos permite gerenciar nossa conta de e-mail, ler, apagar e mover entre pastas as mensagens de e-mail pela internet. Em geral, o POP3 faz uso porta 110 para conexões comuns e da 993 para SSL. O nome POP3 é o resultado do surgimento da terceira versão do protocolo.

Através dele a mensagem de e-mail é baixada para o computador, e, caso não seja configurado o contrário, após isso ela será apagada do servidor remoto.

HTTP

(Hypertext Transfer Protoco ou Protocolo de Transferência de Hipertexto)

O HTTP é o protocolo responsável pela transferência de hipertexto pela internet. É através dele que abrimos uma página, lemos textos em sites, blogs e fóruns, e assistimos vídeos online. Ele é a base da internet atual.

O HTTP geralmente é utilizado pelos navegadores, como Chrome, Firefox e Internet Explorer. Quando navegamos na internet, eles enviam uma solicitação aos servidores dos websites que, em seguida, devolvem ao navegador aquilo que foi requisitado, como uma página, por exemplo. O protocolo HTTP utiliza a porta 80.

IMAP

O protocolo IMAP é usado para o recebimento de mensagens de e-mail, assim como o POP 3. A diferença é que no IMAP a mensagem é acessada no servidor remoto, o que possibilita que ela seja acessada de qualquer computador, enquanto que no POP 3 ela é transferida para o computador local. O IMAP utiliza a porta 143 em conexões comuns e a 995 para conexões seguras através de SSL.

Conclusão

Esses são os principais protocolos cobrados em provas de concurso. Você deve ficar atento para não confundi-los.