Proteção contra hotlink cPanel bloqueando imagens do blog

Publicado em 23 maio, 2012 / Atualizado em 21 de fevereiro de 2013

Solucione o problema de bloqueio de imagens do próprio domínio no cPanel

A prática de hotlink consiste em exibir em uma página uma imagem, vídeo ou arquivo que está hospedado em outro servidor. Dessa maneira, todo o consumo de banda gerado pela visualização da imagem é direcionado ao servidor que hospeda a imagem. Isso é muito utilizado por pessoas que gostam de plagiar posts alheios. Eles dão CTrl+C e CTrl+v nos textos e ainda fazem hotlink da imagem. Ou seja, é um roubo generalizado, de texto, de imagem e de banda.

O cPanel possui um recurso que permite bloquear o acesso de outro site aos arquivos do servidor. Este bloqueio pode ser feito para restringir o acesso e disponibilização de diversos arquivos além dos de imagem. Porém problemas podem acontecer, e as imagens podem deixar de serem exibidas até mesmo no seu blog, mesmo que sua URL esteja na lista de domínios autorizados a exibir seu conteúdo, e mesmo após a desativação da proteção.

Hotlink cPanel

[related_posts]

Se isso acontecer, uma solução possível está na edição das regras do arquivo .htaccess do seu blog. O cPanel insere as informações neste arquivo, e por motivos diversos pode não removê-las quando desativamos ou alteramos as configurações de proteção de hotlink.

No meu caso, bastou remover as regras inseridas pelo cPanel, para que as imagens voltassem a ser exibidas no meu blog. Em seguida reativei a proteção e tudo funcionou normalmente.

Então a dica é essa: se a proteção contra hotlink bloquear a exibição das imagens no seu próprio site ou blog, desative a proteção, apague as regras inseridas pelo cPanel no arquivo .htaccess e reative novamente a proteção. Isso pode resolver o problema.