Promoção ou progressão no cargo

Publicado em 19 dezembro, 2013 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Fique sabendo qual é a diferença entre promoção e progressão em cargo público

Tanto no setor privado quanto no público, em alguns casos é possível ascender no cargo ocupado. A ascensão, na maioria das vezes, significa subir um degrau na hierarquia da empresa ou órgão público onde se exerce a atividade profissional.

Em outras palavras, significa ocupar cargos de maior destaque e importância na organização, como o de gerente, presidente, supervisor etc.

Quando se fala em ascensão, logo vem à mente a promoção, que é o ato que eleva a condição do trabalhador para um nível hierárquico mais alto dentro da empresa. Contudo, dentro do funcionalismo público existe outros meios de desenvolvimento de carreira.

Para funcionários públicos essa ascensão pode ser uma promoção ou uma progressão. Ambos os termos se referem à mudança na posição e nas atribuições do funcionário dentro do seu setor de trabalho, geralmente acompanhadas de aumento de salário, mas isso não faz com que  esses termos se refiram à mesma coisa.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Diferença entre promoção e progressão

Promoção

A promoção é o tipo de evolução hierárquica mais conhecido por todos. Nela a ascensão é vertical dentro da hierarquia do órgão público ou empresa, passe-se para um cargo de posição superior. Por exemplo: um vendedor passar a ser um gerente de vendas ou um bancário passar a ser gerente de agência.

A promoção geralmente ocorre devido ao bom desenvolvimento das atividades e também por aperfeiçoamento profissional obtido, por exemplo, através cursos, graduação, mestrado, curso técnico etc.

Progressão

Na progressão a ascensão é horizontal, ou seja, não há mudança de classe, como no exemplo do bancário que se tornou gerente do banco. Na progressão, o profissional continua na classe onde está, contudo, devido a treinamentos e aperfeiçoamentos obtidos, tem sua remuneração aumentada. Como sua qualificação aumentou, sua remuneração aumentará na medida em que novas atribuições lhe puderem ser delegadas.