Programa para fazer plano de negócios

Publicado em 29 julho, 2012 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

Faça um plano de negócio antes de criar sua empresa

Montar um negócio não é uma tarefa que deve ser guiada pela emoção ou entusiasmo, não que esses sentimentos não sejam importantes mas, acima de tudo, é necessário agir da maneira mais racional e metódica possível, pois um movimento mal planejado pode custar prejuízos ou até mesmo o encerramento das atividades da recente organização.

Se você ainda não sabe o que é ou como se faz um plano de negócios, recomendo que leia um manual criado pelo SEBRAE ensinando passo-a-passo como criar um plano de negócios. Neste manual você encontrará diversas informações importantes, inclusive com diversos exemplos que ajudarão a entender como é feito e interpretado um plano de negócios.

Se você já leu o manual, ou já sabe como criar um plano, o programa SP Plan irá ajudá-lo bastante na tarefa de fazer um plano de negócios. O SP Plan nasceu a partir de uma parceria entre Sebrae-SP (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) com o objetivo de oferecer a seus associados uma ferramenta fundamental para auxiliar na geração de um Plano de Negócios.

SSPlan

Para usar o SP Plan, basta fazer um rápido cadastro no site do SEBRAE de São Paulo e em seguida baixar o aplicativo. Para fazer login no programa utilize o login e senha padrão, que é Login: “admin” e Senha: “admin”.

Segundo o SEBRAE, o Plano de Negócio é composto de oito seções:

Sumário Executivo

É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.

Descrição da Empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. De uma a duas páginas.

Produtos e Serviços

Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.

Estrutura Organizacional

Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.

Plano de Marketing

Aqui será descrito o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. De cinco a seis páginas.

Plano Operacional

Descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão. De três a quatro páginas.

Estrutura de Capitalização

Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída. De duas a três páginas.

Plano Financeiro

Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.

Para fazer o download do SPPlan, visite a página do SEBRAE SP, além do link para baixar o aplicativo, a página possui diversas informações e orientações sobre a utilização do programa.