Procedimentos no DETRAN para vender o carro

Publicado em

Confira dicas e procedimentos para vender seu carro, moto ou outro veículo

É comum algumas pessoas terem dúvidas no momento de vender o carro, principalmente no que diz respeito aos procedimentos burocráticos desse processo.

Para quem já possuiu vários veículos ou trabalha com revenda de carros, esse é um processo simples e prático. Porém, para quem não tem experiência com venda de automóveis, a ideia de fazer uma negociação está envolta em muitas dúvidas e incertezas.

Em todo caso, o meio mais eficaz de ficar a par dos procedimentos a serem cumpridos no momento de venda de um veículo é se dirigir até um posto do DETRAN e pedir informações e orientações. No entanto, para não ser pego de surpresa, é interessante ter uma idéia do que deve ser feito para a realização e concretização da venda de um veículo, seja ele um carro, moto, caminhão ou qualquer outro.

Abaixo confira um passo-a-passo com as principais etapas do processo de venda. Tenha em mente que esse passo-a-passo é apenas um exemplo, pode haver variações de acordo com a cidade ou estado onde a negociação será feita.

Como vender meu carro?

Dica1: nunca transfira o veículo antes de o comprador fazer o pagamento

1. Preencha totalmente o CRV (DUT). Preste atenção à data. Assim que preencher o CRV, sempre coloque a data em que o mesmo foi preenchido, pois isso dará ao comprador o prazo de 30 dias para fazer a transferência do veículo. Se você entregar o CRV sem data, o comprador poderá rodar com o carro por toda vida com o documento em seu nome, ou seja, você continuará responsável pelo carro. Lembre-se de mandar o comprador assinar.

2. Vá ao DETRAN e pegue o formulário de comunicação de venda. Leia: Como declarar  venda de veículo ao DETRAN.
Preencha-o totalmente, no mesmo momento em que preencher o CRV.

3. No cartório, reconheça sua firma no CRV. Se você não tem firma aberta, é possível abri-la na mesma hora, não há segredo, é só falar com o pessoal da recepção.

4. Ainda no cartório, tire duas cópias do CRV preenchido e reconhecido firma, e em seguida autentique-as.

5. Agora você pode entregar o CRV e o veículo ao comprador, assim ele poderá dar início ao processo de transferência.

6. Vá direto para o DETRAN e entregue o formulário de comunicação de venda e uma cópia autenticada do CRV (DUT). O funcionário irá entregá-lo o comprovante de que você informou a venda do veículo. A partir daí, mesmo o carro ainda estando em seu nome, você não será mais responsável por ele, pois já informou ao DETRAN a venda do mesmo.

7. Se passados 30 dias a transferência não for feita, você poderá solicitar ao DETRAN o bloqueio do veículo, o que impedirá o comprador de licenciar o veículo, obrigando-o a fazer a transferência. Para fazer o bloqueio, basta ir até o DETRAN, levando a cópia autenticada do CRV (DUT).


Compartilhe: