Descubra o que seu plano de saúde é obrigado a cobrir

Publicado em 21 abril, 2016

Veja como consultar os procedimentos, exames e consultas que seu plano de saúde é obrigado por lei a cobrir

Os planos de saúde costumam ser a saída encontrada por aqueles que tem condições de pagar para ter uma outra alternativa além dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que infelizmente não consegue atender a população de maneira satisfatória.

No entanto, alguns planos de saúde usam de má-fé para negar solicitações feitas por seus clientes, sejam referentes a procedimentos, exames, consultas ou tratamentos, mesmo estes estando obrigados a cobrir tais serviços.

A atuação dos planos de saúde no Brasil é regulado pela ANS, Agência nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde, e que dita as regras gerais de atuação dos planos de saúde.

A ANS elaborou uma lista com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o qual é atualizado anualmente e contém a lista de todos os procedimentos de prestação obrigatória pelos planos de saúde a seus clientes, conforme cada tipo de plano de saúde: ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.

A última atualização, ocorrida em 02 de janeiro de 2016, ampliou o rol de procedimentos obrigatórios, passando a exigir o atendimento a mais 21 procedimentos, incluindo exames laboratoriais, e mais um medicamento oral para tratamento de câncer.

Equipamento médico
Conheça os procedimentos, exames e tratamentos que são de cobertura obrigatória pelo seu plano.

Como saber se a cobertura é obrigatória

Para saber se seu plano é obrigado a cobrir determinado procedimento, consulta exame, cirurgia ou tratamento, a consulta dever ser feita no site na ANS, no link: Verificar cobertura de plano.

Passo a passo

1. Informe as características de cobertura do plano, se consultas e exames (Plano Ambulatorial ), parto (Hospitalar com Obstetrícia), internação ou odontológico, e clique em continuar.

2. Agora escreva o procedimento que você deseja saber se é de cobertura obrigatória do seu plano. Se você não tiver certeza do nome do procedimento ou exame, pode usar termos genéricos como coração, rins, cabeça, o nome da doença, ou até mesmo uma parte do nome do procedimento caso ele seja formado por vários termos.

3.Selecione o procedimento clicando sobre e em seguida clique no botão “Continuar”.

Observação:

É importante ter que mente que mesmo que o procedimento seja de cobertura obrigatória do plano, o atendimento à solicitação pode estar restrito ao cumprimento de carências. Além disso, a cobertura também pode depender de outros fatores, como data de contratação ou preexistência da doença, por exemplo.

Caso tenha seu atendimento negado ou algum outro tipo de problema com o atendimento do seu plano de saúde, entre em contato com a ANS através do Disque ANS: 0800 701 9656. para mais informações, acesse o site da ANS: www.ans.gov.br.