Pouco dinheiro e muitas contas: qual pagar primeiro

Publicado em 7 abril, 2013 / Atualizado em 8 de abril de 2013

Quando se tem muita conta e pouco dinheiro, o ideal é pagar as mais caras e que possuam juros mais altos

Para manter a saúde do seu orçamento pessoal ou familiar em dia é indispensável planejar os gastos e controlar a saída de dinheiro para evitar gastos desnecessários.

No entanto, por mais que tentemos planejar, muitas vezes somos pegos de surpresa com gastos inesperados, o que nos coloca numa situação delicada, onde se deve ter calma e raciocinar sobre a melhor decisão a ser tomada, uma vez que não há dinheiro suficiente para quitar todas as dívidas.

Se num certo mês as contas a pagar superarem sua renda, ou seja, o total de dívidas for maior do que o dinheiro que você ganha no mês, é fundamental escolher bem quais as contas que deverão ser pagas e quais deverão ficar para depois, seja para o mês ou para alguns dias à frente.

Saber priorizar as contas que devem ser pagas é importante por dois motivos principais: pagar menos juros e evitar que a prestação de serviços essenciais sejam interrompidos por falta de pagamento. Na verdade, mais importante ainda é saber controlar os gastos, leia: Planilha de controle de gastos. Abaixo listamos algumas dicas para ajudá-lo na hora de escolher quais contas devem ser pagas logo e quais podem ficar para depois.

Como escolher as contas a pagar:

Fatura de cartão de crédito

A fatura do cartão de crédito deve ser priorizada pelo simples motivo de o crédito rotativo do cartão ser muito alto em comparação aos juros de mora cobrados em outras modalidades de crédito, como financiamentos, por exemplo. A taxa de juros do rotativo do cartão pode chegar a 18% ao mês para alguns cartões.

Contas de consumo

As contas de consumo devem pagas não devido à cobrança de juros, mas principalmente pela possibilidade de ter os serviços suspensos pela prestadora. Contas de água, luz, internet, telefone, por exemplo, devem ser pagas para evitar que esses serviços deixem de ser prestado. Seguro de automóvel e planos de saúde também devem ser pagos em dia, pois o não pagamento pode acarretar a suspensão dos serviços.

[related_posts]

Valor maior

Como na maioria dos casos a multa e os juros de mora são calculados em cima do valor da dívida, é importante pagar primeiro as contas mais caras, pois o atraso ou o pagamento no mês seguinte pode acarretar a cobrança de um valor muito alto de juros.

Valor da multa

O valor da multa deve ser levando em consideração, independente do valor da dívida. Isso acontece porque uma conta de valor menor pode cobrar uma multa por vencimento tão alta que o total de encargos pode ficar maior do que os juros cobrados no vencimento de uma conta com valor inicial maior. É importante prestar atenção ao valor ou percentual cobrado na multa.

Valor dos juros

Com os juros acontece algo semelhante com o acontece com a multa. Há contas que mesmo com valor inicial menor, no final das contas acaba gerando um montante de juros maior do que outra conta cujo valor inicial é maior. Isso acontece porque a taxa de juros é mail alta, o que, muitas vezes, acaba gerando um total de juros maior.

Todas as possibilidades

Como é possível encontrar várias das características citadas acima numa mesma conta, é importante que todas elas sejam analisadas no momento de decidir qual conta deve ser paga primeiro, para evitar gastar muito com juros e multa, ou deixar de ter acesso a serviços essenciais.