Pós-graduação EAD ou presencial, qual escolher

Publicado em 5 junho, 2015 / Atualizado em 27 de junho de 2015

Tanto a pós-graduação a distância quanto a presencial são boas escolhas para a especialização profissional

Após concluída a graduação, muitos estudantes resolvem continuar seus estudos, seja por interesse em se tornar pesquisador e atuar no mundo acadêmico, seja por necessidade de melhor se qualificar para o mercado de trabalho.

Apesar da possibilidade de ingressar diretamente no mestrado, muitos estudantes preferem partir para uma pós-graduação, por diversos motivos, como maneira de verificar se é aquele tema mesmo que se deseja pesquisar ou pela maior facilidade de ingresso frente ao mestrado, por exemplo.

Nos dias de hoje, fazer uma pós-graduação é algo bastante acessível, uma vez que diversas instituições de ensino, sejam faculdades ou universidades, oferecem cursos de pós-graduação presenciais e à distância, facilitando o acesso à especialização a alunos de cidades que não possuem instituições de ensino superior.

Neste momento pode surgir uma dúvida no estudante, será que vale a pena fazer uma pós-graduação EAD, ou seja, uma pós-graduação a distância.

Pós a distância é diferente de pós presencial?

Muitos estudantes questionam a qualidade da educação a distância, porém, na maioria dos casos esse questionamento não tem fundamento.

[related_posts]

Uma pós-graduação EAD, de maneira geral, tem como diferença fundamental o fato de não ser presencial, numa sala de aula. No mais, não há diferença em relação a modalidade presencial, as aulas presenciais são substituídas pelas vídeo-aulas e material de apoio impresso, por exemplo.

Vamos listar algumas vantagens e desvantagens entre a modalidade a distância e presencial, para ajudá-lo a avaliar ambas as modalidades e escolher, se for o caso, a que mais se adéqua às suas necessidades. Lembrando que esses pontos de vantagens desvantagens podem variar de pessoa para pessoa.

Vantagens da pós EAD

  1. Geralmente costuma ser mais barato
  2. Possibilidade determinar o horário de estudo
  3. Possibilidade tirar dúvida com o tutor ou professor via chat ou mensagem a qualquer tempo
  4. Recursos textuais e audiovisuais podem vistos ou revisados a qualquer tempo

Vantagens da pós presencial

  1. Possibilidade de tirar dúvidas durante a aula, com o professor
  2. Convivência e troca de experiência com colegas

Conclusão

De maneira geral, a escolha entre a pós a distância e presencial tem como critério principalmente essa duas características, uma vez que a matriz curricular de ambos os cursos geralmente são semelhantes.

Da mesma maneira, tanto numa modalidade como na outra o aluno tem que pesquisar muito, já que o professor ou o tutor atua apenas direcionando e apresentando os pontos principais da matéria, fazendo com que o aluno corra atrás do conhecimento, pesquisando em livros, artigos etc., para elaborar seu trabalho.