Polivitamínicos: mais vitamina para quem faz musculação

Publicado em

As vitaminas são importantes para manter a saúde do corpo, e favorecem o ganho de massa muscular

O ganho de massa muscular proveniente da musculação só é possível mediante diversos fatores, como descanso, treino correto, suplementaçãoe boa alimentação. Uma boa alimentação é a base para o ganho de músculos, pois é a partir dos alimentos que se obtém os nutrientes necessários para a regeneração e hipertrofia muscular, que é a construção de músculos, além da manutenção e saúde do organismo como um todo.

Quando falamos em nutrição para musculação, é comum as pessoas lembrarem apenas de calorias, proteínas, carboidratos, creatina, aminoácidos etc. Isso não está errado, principalmente no caso da proteína, que é usada na construção muscular, e dos carboidratos que são a principal fonte de energia para o corpo, sendo responsável por evitar o cansaço físico durante e após os treinos.

As vitaminas tem um papel importantíssimo para o bom funcionamento do organismo. Elas favorecem reações químicas, auxiliam o metabolismo celular, atuam na construção de tecidos, assimilação de alimentos, fortalecem o sistema imunológico dentre diversas outros benefícios. Ou seja, de nada adianta consumir a melhor proteína, ter boas fontes de carboidratos e tomar bons suplementos se seu corpo está carente de alguma vitamina. Seria a mesma coisa que colocar a melhor gasolina num carro com problemas no motor.

A deficiência em vitaminas traz diversos transtornos além do risco de surgimento de problemas sérios de saúde. Uma alimentação pobre em vitaminas traz diversos problemas, como por exemplo: fraqueza, insônia, anemia, queda de cabelo, depressão, convulsão, problemas intestinais, distúrbios na visão dentre diversos outros problemas.

Uma alimentação balanceada, contendo frutas, legumes, verduras, folhas, além de carnes, geralmente oferece tudo que o organismo precisa para estar bem e construir massa muscular. No entanto, com o corre do dia a dia, pela falta de tempo ou pela indisponibilidade de algum alimento, é possível que nem todos os nutrientes necessários sejam ingeridos, resultando num desiquilíbrio que pode comprometer o treino para hipertrofia. Ou seja, as vitaminas deixam os fisiculturistas mais musculosos? Não diretamente. Mas elas mantem o organismo funcionando perfeitamente, o que favorece o ganho de massa muscular.

Nestes casos, quando a alimentação diária não supre totalmente a necessidade de vitaminas, o mais indicado é fazer uso de um polivitamínico, também chamado de multivitamínico, produtos contendo todas as vitaminas das quais o corpo precisa e geralmente em quantidades que garantem o suprimento de 100% das necessidades diárias. Além disso, os polivitamínicos também possuem uma boa concentração de minerais, que também são indispensáveis para se ter um corpo saudável.

Tanto a deficiência (avitaminose) na ingestão de vitaminas quanto o consumo de grandes quantidades (hipervitaminose) podem trazer prejuízos à saúde. Por esse motivo é importante seguir a orientação do médico ou a orientação dada no rótulo das embalagens dos polivitamínicos.

Compartilhe: