Pneus TUBELESS não possuem câmara de ar

Publicado em 30 julho, 2013 / Atualizado em 8 de agosto de 2013

Os pneus do tipo TUBELESS não possuem câmara de ar e equipam a maioria dos veículos de passeio atualmente

Os pneus costumam possuir em sua lateral diversos códigos e informações técnicas sobre seu tipo de construções, modelo e aplicação.

Tais informações geralmente causam muitas dúvidas aos donos de veículos, que ficam sem saber o que cada uma delas significa e como podem influenciar no funcionamento do veículo.

Uma das informações que constam nos pneus e que muita gente desconhece seu ignificado é a TUBELESS. Esse termo em inglês significa “sem tubo”, referindo-se a ausência de câmara de ar. Ou seja, todo pneu que possuir a indicação TUBELESS não possui câmara de ar.

Já há alguns anos que os pneus com câmara deixaram de ser usados, sobretudo os pneus para carros de passeio. Atualmente, praticamente todos os veículos são equipados com pneus sem câmara, essa é uma decisão unanime de todas as montadoras.

Pneu com roda

Vantagens do pneu sem câmara

  • Conferem mais estabilidade e controle ao dirigir
  • Não correm o risco de estourar
  • São mais resistentes a deformações
  • Mesmo furado, ainda possibilita o tráfego por vários quilômetros
  • Possuem manutenção mais simples e barata

Dica: Pneus com câmara são do TT (Tube Type), enquanto que os sem câmara são do tipo TL (Tubeless).

Avaliando de maneira mais cuidadosa, tanto o pneu com câmara quanto o pneu sem câmara possuem pontos positivos e negativos. Contudo, de maneira geral os pneus sem câmara oferecem mais qualidade aos usuários.