Planilha para gerenciar processos de programas no Windows

Publicado em 1 janeiro, 2012

Encerre, suspenda e reinicie processos no Windows

Quem tem um pouco mais de familiaridade com computadores, sobretudo com os que rodam o Windows, constantemente está verificando o gerenciador de tarefas, principalmente quando ocorre algum problema ou instabilidade no sistema, para conferir se algum processo estranho está rodando ou consumindo muitos recursos de processamento ou memória.

Como sabemos, em algumas situações, devido a configurações feitas, não podemos acessar o gerenciador de tarefas (Ctrl+Alt+Delete), nem mesmo o prompt de comando para dar um “tasklist”. Com isso, praticamente ficamos impossibilitados de ver os processos que estão rodando na máquina, suspender, reiniciá-los ou fechá-los.

Por causa de uma situação como essa, o belga Didier Stevens, um profissional da área de TI, resolveu criar uma solução em Excel para gerenciar os processos que estão rodando no Windows. Segundo ele, essa planilha também é útil para visualizar processos ocultos, como os utilizados por programas maliciosos (trojans, vírus etc.) que desejam rodar escondidos no Windows.

Planilha para gerenciar processos no Windows

Após executar a planilha, permita que o código VBA seja executado pelo Excel.

Depois de habilitar as macros, clique em “List processes”. Em seguida os processos serão listados, como na figura acima. Caso você deseje gerenciar algum processo, na coluna “Command” insira a letra referente ao comando desejado: t (fecha o processo), s (suspende, pausa o processo) e r (resume, reinicia o processo). Depois de inserir o comando desejado, clique em “Execute commands”. Pronto, o comando terá sido executado.

Essa planilha deve ser usada por quem sabe o que está fazendo, pois fechar um processo ativo pode acarretar perda de dados ou corrompimento de arquivos, inclusive do sistema.

  • Nome: TaskManager.xls
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Didier Stevens
  • Tamanho: 16 KB
  • Sistema: Windows + Office
TaskManager.xls

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.