Planilha para cálculo de preço de venda

Publicado em

Planilha para auxiliar na formação de preços para a venda de produtos e prestação de serviços

Os preços dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas não deve ser estabelecidos de qualquer jeito, levando em conta quanto à empresa precisa ou deseja ganhar ou de acordo apenas com a média de preço praticado pela concorrência. Ou seja, a formação do preço de venda seja de produtos ou de serviços deve levar em consideração todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis, além de despesas geradas no decorrer das atividades de produção, venda ou prestação de serviços.

Estabelecer um preço aleatoriamente ou sem levar em consideração todos os custos e despesas pode levar a empresa a praticar preços que podem até ser bastante competitivos no mercado, mas que a médio ou longo prazo pode trazer prejuízo financeiro para a empresa.

Por esse motivo, estabelecer um preço de venda de maneira adequada e estabelecido através de cálculos corretos é importante para cobrir os gastos e ainda obter lucros com a atividade. Isso porque o preço de um produto ou serviço não apenas para se ganhar dinheiro, é necessário que com ele sejam cobertos todos os custos e despesas envolvidas em sua produção, para o que sobrar seja tido como lucro líquido.

Em setores como comércio e prestação de serviços, por exemplo, a formação do preço de vendas normalmente é menos complexa do que no setor industrial, pois geralmente a formação de preços na indústria acrescenta ao cálculo a depreciação das máquinas e equipamentos utilizados na fabricação ou montagem dos produtos. Essa característica da indústria é fácil de entender, ora, se uma máquina foi comprada para a produção, e no decorrer do processo produtivo ela vai sofrendo depreciação, logo essa depreciação deve ser incluída no custo de produção. Caso contrário a empresa terá tido prejuízo na compra de tal máquina.

Planilha

Pensando em facilitar a vida dos responsáveis pela determinação de preços em empresas de comércio e prestação de serviços, o SEBRAE Paraná desenvolveu e distribui gratuitamente uma planilha para formação de preços, que ao ajudará a estabelecer o preço mais adequado para seus produtos ou serviços. Para baixar a planilha, é necessário fazer um cadastro no site do SEBRAE Paraná, em seguida você poderá baixar não apenas essa planilha, mas também diversas outras, além de cartilhas e outros conteúdos. Todo o conteúdo é gratuito, basta se cadastrar e fazer o download dos materiais.