Planejar viagem de férias para evitar transtornos

Publicado em 6 dezembro, 2012 / Atualizado em 5 de março de 2013

Antes de pegar a estrada, é importante planejar a viagem para evitar sustos e imprevistos

O momento de sair da rotina, conhecer novos lugares, deixar de lado trabalho, estudo e compromissos e se dedicar apenas à diversão é esperado por todos, seja estudante, trabalhador ou dona de casa. Férias geralmente é sinônimo de viagem, e antes de pegar a estrada é importante conhecer as principais etapas do planejamento de uma viagem, para dessa maneira evitar transtornos e problemas que poderão atrasar ou até mesmo impossibilitar a viagem.

Claro que alguns imprevistos fazem parte de qualquer viagem, e geralmente  são eles que rendem boas e engraçadas histórias, como pegar ônibus ou táxi para o lugar errado, comer no restaurante e por esquecimento ir saindo sem pagar, errar o quarto do hotel e pedir ajuda porque a chave não abre a porta etc.

Contudo, é importante deixar os imprevistos para as coisas menores, pois as grandes podem arruinar qualquer viagem, como esquecer ou não atualizar documentação, deixar o cartão de crédito com limite em casa e levar aquele que já está estourado, se dirigir ao aeroporto errado ou no horário errado e perder o voo, o carro quebrar na última, chegar atrasado à rodoviária etc.

Dicas para planejar viagem

  • Hospedagem – Bem antes de pôr o pé na estrada, é importante já deixar certo o local onde ficará hospedado. A escolha do hotel ou pousada, ou de qualquer outro tipo de hospedagem, deve ser feita com cuidado, levando em consideração a qualidade das acomodações e dos serviços oferecidos, assim como os preços. Outra dica é conferir se há flexibilidade para negociar o horário de entrada e saída, já que atrasos podem ocorrer.
  • Check in e check out – Ao fazer a reserva da hospedagem, é importante se informar com a administração do hotel sobre os horário de check in e check out, que são horários onde começam e terminam as diárias.
  • Documentação – A depender do destino ou do tipo de transporte usado na viagem, é importante observar os documentos de porte obrigatório.
  • Se for viajar de carro – Se a viagem for ser feita em veículo próprio, em média com uma semana de antecedência é importante levar o carro a uma oficina mecânica para que seja feita uma revisão no mesmo. Itens importantes do carro devem ser verificados para evitar quebra ou pane no meio da estrada. Geralmente são revisadas peças da direção, sistema de freio, sistema de arrefecimento e suspensão, além de outras. Outra dica para quem vai viajar de carro é verificar se está tudo certo com o seguro, pois em caso de pane, a seguradora pode disponibilizar guincho ou carro reserva.
  • [related_posts]

  • Se for viajar de ônibus ou avião – Compre as passagens com antecedência. Isso é interessante também por possibilitar a pesquisa por promoções. Além disso, é preciso chegar tanto ao aeroporto quanto à rodoviária com antecedência, bem antes da hora de embarque.
  • Kit de primeiros socorros – Nas viagens geralmente não é preciso levar uma farmácia inteira na mala, mas é importante levar alguns medicamentos mais comuns, como analgésicos e antiácidos, por exemplo.
  • Estabelecimentos próximos – Depois de decidir o destino, pesquise um pouco sobre o local que você irá visitar. Na própria internet é possível encontrar muita informação sobre praticamente qualquer lugar do mundo. Pesquise sobre hospitais, restaurantes, shoppings, lojas, farmácias e outros estabelecimentos próximos, é possível que em algum momento você precise deles.
  • Orçamento da viagem – Outro ponto que é fundamental ser planejado são os gastos. Para evitar sustos ou apertos, é interessante fazer um orçamento com todos os gastos possíveis, como almoço, jantar, passeios, compras, lanches e demais gastos não programados. Além de levar dinheiro, por questões de segurança é bom levar um cartão de crédito para pagar a maior parte dos gastos, pois é perigoso andar com muito dinheiro no bolso.
  • Arrumação das malas – Dentro da mala deve-se levar roupas adequadas ao local onde se está visitando. Por exemplo, levar jeans para uma viagem à praia não é muito adequado. Quando for escolher as roupas, para não acabar esquecendo, escolha separadamente as roupas que serão usadas durante o dia e as que serão usadas à noite.
  • Produtos de higiene – Uma boa ideia é comprar uma mochila pequena para levar os produtos de higiene pessoal como escova de dentes, creme dental, shampoo, sabonete, hidrante, protetor solar, perfume etc.

Essa foram algumas dicas que o ajudarão a fazer uma viagem mais tranquila e sem sustos.

Boa viagem!