Pergunta direta e indireta, exemplos

Publicado em 19 junho, 2016

Descubra o que são perguntas diretas e indiretas e suas características

Na nossa língua é possível utilizar diversos recursos para que nossa comunicação se adeque não apenas ao momento, mas também aos nossos objetivos, mesmo que não queiramos que estes fiquem em evidência.

Um exemplo que podemos citar são as perguntas indiretas. Com elas podemos fazer uma pergunta sem deixar claro que buscamos uma informação, uma resposta. Ou seja, fazemos uma pergunta sem deixar evidente que estamos perguntando algo, a pergunta fica subentendida.

Vale lembrar que em algumas perguntas indiretas deixamos claro que estamos querendo saber de algo, porém sem usar ponto de interrogação e pronomes interrogativos.

Quando queremos deixar claro que estamos perguntando algo, fazemos uma pergunta direta, quando não, fazemos uma pergunta indireta.

Interrogação.
Na pergunta direta deixamos claro que estamos perguntando algo, na pergunta indireta, nem sempre.

Exemplos de pergunta direta e indireta

 

PERGUNTA DIRETA

Para onde você vai?

Quanto custa?

Você está bem?

Perceba que em todas as perguntas acima foi empregado o ponto de interrogação, indispensável a todas as perguntas diretas. Além disso, percebe-se que o interlocutor deixa claro que busca uma resposta.

PERGUNTA INDIRETA

Até hoje não sei a cor do seu carro.

Gostaria de saber seu nome.

Sempre achei que você fosse torcedor daquele time.

Nos exemplos acima percebe-se que não foi utilizado o ponto de interrogação, mas mesmo assim podem ser considerados perguntas. No primeiro e terceiro exemplos, percebe-se que, apesar de não estar claro que deseja-se obter uma resposta, a própria estruturação da frase induz o ouvinte a respondê-las.

Já no segundo exemplo deixa-se claro que uma resposta é esperada.

Podemos transformá-las em perguntas diretas:

Qual a cor do seu carro?

Qual o seu nome?

Você torce para aquele time?

Quando usar a pergunta direta ou indireta

Não existe uma regra sobre quando usar um tipo de pergunta ou outro, vai depender da ocasião e diversos outros fatores.

De maneira geral, a pergunta indireta é utilizada quando não queremos nos expor por medo de uma negativa em obter uma resposta, ou seja, de o ouvinte se negar a nos dar a informação da qual necessitamos.

É comum também a pergunta indireta quando estamos conhecendo uma pessoa e ficamos com receio de sermos invasivos demais. Assim, lançamos uma pergunta indireta, e a pessoa responde se achar necessário ou conveniente.