Peças do sistema de arrefecimento, como funcionam

Publicado em 3 setembro, 2012

Saiba mais sobre as peças que regulam e controlam a temperatura do motor do carro

O sistema de arrefecimento é responsável por resfriar o motor do carro e evitar problemas devido ao superaquecimento. Esse sistema utiliza água juntamente com o aditivo de radiador para torná-la mais adequada para exercer sua função, que é a de retirar o calor interno do motor. Sem a água, a refrigeração do motor ficaria comprometida, ou nem existiria.

A água não pode ser considerada uma peça, mas sim um componente,  fundamental do sistema de arrefecimento. Quando adicionamos aditivo à água, chamamos essa mistura de líquido de arrefecimento.

O sistema de arrefecimento é composto por diversas peças. Conheça abaixo quais são e saiba o que cada uma faz e sua importância para o motor de maneira geral:

Bomba d’água

A bomba d’água desempenha um papel muito importante na refrigeração do motor, que é o de promover a circulação da água ou do líquido de arrefecimento entre as demais peças envolvidas. Ela é acionada através de uma correia. Em alguns carros é a mesma correia que passa pelo alternador, em outros é a correia dentada, que é responsável por sincronizar o eixo virabrequim com o eixo de comando de válvulas. Ao dar a partida no motor, através da correia o giro do motor é transmitido para a bomba d’água, que através de uma palheta impulsiona a água para circular no sistema. Sem a bomba, a água ficaria parada nas mangueiras, reservatório e radiador, e não teria a capacidade de resfriar o motor.

Válvula termostática

A válvula termostática é responsável por manter o motor dentro de uma faixa de temperatura ideal para seu bom funcionamento. Ele evita que a água aqueça ou resfrie demais. Obtenha mais detalhes sobre a válvula termostática.

Radiador

Radiador no motor
O bom funcionamento do sistema de arrefecimento é fundamental para a saúde do motor do carro 
(Imagem: earl53 | morgueFile.com)

O radiador é o principal responsável pelo resfriamento da água ou do líquido de arrefecimento. A bomba d’água constantemente está fazendo a água circular no bloco do motor. Quando a água atinge certa temperatura, sempre maior que a ideal, a válvula termostática se abre e permite que a água circule até o radiador. Ao passar pelo radiador, a água se resfria, evitando o superaquecimento do motor. Os radiadores, em geral, são feitos de alumínio e possuem finas tubulações por onde a água passa. Com o forte deslocamento de ar proporcionado não só pelo movimento do carro como também pela ventoinha, o calor da água é retirado e a mesma é resfriada e volta a circular no bloco e cabeçote para resfriá-los. Também existem radiadores de cobre, mas estes normalmente equipam caminhões e máquinas.

Tubulação

O sistema de arrefecimento é formado por diversos tubos e mangueiras, responsáveis por levar a água de uma peça a outra. Os tubos costumam ser de metal ou de um material semelhante ao plástico. As mangueiras são de borracha especial, resistentes ao calor, curvas e às substâncias químicas presentes no aditivo de radiador. Além disso, tanto os tubos quanto as mangueiras devem seguir um padrão de resistência à pressão, para evitar que partam, rasguem ou estourem com a pressão do sistema de arrefecimento.

Ventoinha ou eletro ventilador

A ventoinha tem como função “assoprar” o radiador para resfriar a água que está passando por dentro dele. Com o forte deslocamento de ar causado pela ventoinha, a água se resfria e volta ao sistema para resfriar as demais peças. Ela pode ser acionada de duas maneiras: através de termo interruptor (também chamados de cebolão de radiador) ou através do comando da central eletrônica, que recebe as informações enviadas pelo sensor de temperatura.

Fluido de arrefecimento

Apesar de não ser uma peça, o líquido de arrefecimento (água + aditivo de radiador) é indispensável para o correto funcionamento do sistema. Para saber mais sobre ele, leia: Tipos de aditivo de radiador e Importância do aditivo.

Outras peças

Além dos principais componentes, listados acima. O sistema de arrefecimento é formado por outras peças como abraçadeiras, tampas e o reservatório de água, que é responsável por acondicionar a água utilizada pelo sistema.