Para se destacar da concorrência: serviços delivery

Publicado em 3 fevereiro, 2015

Serviços de entrega em domicílio podem ser o diferencial competitivo para muitas empresas

Diante da forte concorrência encontrada atualmente nos mais diversos mercados, as empresas precisam buscar meios de se destacar dos concorrentes para se manterem firmes e competitivas.

Assim como acontece com as empresas já constituídas e em atuação, as novas empresas também precisam oferecer algo a mais para seus consumidores para se diferenciarem de seus concorrentes. Na verdade, no caso das novas empresas o desafio é ainda maior, pois além das dificuldades enfrentadas pelo início das atividades, os esforços para se destacar da concorrência podem significar sua permanência ou não no mercado.

Os meios utilizados para essa diferenciação podem variar de acordo com o mercado ou público alvo, mas algumas ideias podem funcionar bem em praticamente todos eles. A exemplo do serviço delivery.

Os serviços de delivery (entrega em domicílio) podem oferecer às empresas o diferencial necessário para passar na frente da concorrência e aumentar seu faturamento e participação no mercado, já que em muitos momentos os consumidores preferem receber no conforto de sua residência os produtos e serviços dos quais desejam.

Sendo assim, se seus negócios não vão muito bem, se você irá começar suas atividades em um mercado com muito concorrentes, ou mesmo se deseja alcançar um novo público, vale a pena avaliar a viabilidade de oferecer serviços delivery, pois além de ser algo a mais a oferecer, também pode facilitar a fidelização de clientes, que terão à sua disposição os produtos e serviços comercializados por sua empresa sem a necessidade de terem que se deslocar até seu endereço.

Quais serviços e produtos podem oferecidos por delivery

Praticamente todo tipo de serviço ou venda de produtos pode fazer uso do delivery, bastando que o empresário conheça bem o mercado onde atua, as necessidades do seu público consumidor e sua própria capacidade de oferecer tal serviço. Abaixo citamos alguns negócios que podem oferecer serviços de delivery.

  1. Entrega de alimentos, a exemplo de pizza, comida japonesa, feijoada, lanches, quentinhas, bolos, doces etc.
  2. Entrega de componentes eletrônicos e de informática como cartuchos para impressora, peças e periféricos de computador, cabos, placas e demais itens relacionados.
  3. Reparos e consertos residenciais. Aqui podemos destacar reparos hidráulicos e elétricos, serviços de pedreiro, jardineiro e pintor.
  4. Manutenção, reparo e personalização de automóveis. Nesta categoria podemos incluir serviços mecânicos, de eletricista, pintor ou de lavagem e higienização de carros.
  5. Serviços de beleza como manicure, cabeleireiro, tratamento de pele, pés, mãos, serviços de depilação e similares.

Como fazer o planejamento

Que o serviço de delivery pode trazer benefícios para os negócios da empresa, não há dúvida. No entanto, antes de iniciar as atividades de entrega em domicílio o empresário dever avaliar com atenção se isso realmente é viável. Antes de tudo, algumas perguntas devem ser feitas, e o conjunto das repostas a tais perguntas pode indicar se vale a pena ou não começar o serviço de entrega em domicílio. Vamos às mais frequentes:

  • Qual o investimento necessário para começar o serviço? A empresa possui recursos disponíveis? Se não, vale a pena tomar empréstimos ou contratar financiamentos?
  • O serviço de entrega será cobrado ou terá seu custo embutido nos produtos e serviços?
  • Em quanto tempo será obtido o retorno do investimento?
  • Qual a área geográfica atendida, toda a cidade ou apenas alguns bairros?
  • Quantos profissionais (motoboys ou motoristas) serão necessários e como será seu relacionamento com a empresa (empregados ou terceirizados)?
  • Em média, qual o tempo médio de espera do consumidor para que seja atendido em sua residência?
  • Horário de funcionamento do delivery, se estará disponível durante todo o horário de funcionamento ou em horários diferenciados.
  • A depender da área de atuação da empresa, existe legislação específica que trate do serviço de entrega em domicílio, como exigências da vigilância sanitária, por exemplo?

Em geral o serviço de delivery utiliza motocicletas para levar os produtos e serviços até os clientes. Contudo, a depender daquilo que é oferecido, não é possível realizar a entrega através de uma moto. Com isso, pode surgir a necessidade de utilizar um automóvel ou até mesmo uma caminhonete ou pequeno caminhão baú.

Conclusão

O delivery pode significar um grande incremento nas vendas, participação de mercado e lucratividade para as empresas. Contudo, a implantação de tal serviço deve ser precedida de cuidadosa avaliação e planejamento a fim de evitar que custos elevados e dificuldades operacionais causem a impossibilidade da continuidade do serviço.