Para que serve o Reset dos aparelhos?

Publicado em 28 novembro, 2015

Quando uma configuração não dá certo, a melhor opção é resetar o aparelho e restaurar as configurações originais

Os aparelhos eletrônicos, principalmente os de informática, nos dão a possibilidade de fazer diversas configurações para adequá-los à nossa necessidade. Um roteador de rede, por exemplo, precisar ser configurado para acessar a internet, distribuir o sinal, cadastrar senha de conexão, configurar acesso etc.

Alguns aparelhos eletrônicos, como os smartphones, por exemplo, também podem ser resetados, não através de um botão específico, mas sim através de uma combinação de botões ou mesmo através de funções do sistema operacional.

Na maioria dos casos, configurações simples que deram errado não costumam causar grandes problemas, podendo ser facilmente corrigidas, e nesse caso não há necessidade de resetar o aparelho. Contudo, em casos mais complexos ou mesmo erros internos dos aparelhos, aplicar o reset pode ajudar a solucionar o problema.

Botão reset
                                         Botão de reset de um roteador sem fio

O que significa resetar?

É muito comum as pessoas pegaram um aparelho e se depararem com um botão chamado “Reset”, e aí vem a dúvida: para que serve o reset? Resetar significa retornar às configurações iniciais, de fábrica. Essa função é importante para fazer com que o aparelho volte ao estado original, de quando foi adquirido, para a partir daí receber novamente configurações personalizadas.

Essa função tem como objetivo não apenas zerar as configurações personalizadas, mas principalmente corrigir erros e conflitos causados por elas, ou até mesmo erros em arquivos ou dados corrompidos.

Quando acionar o reset

O reset é um recurso muito útil para a resolução de problemas, erros de difícil solução ou quando acidentalmente ocorre uma alteração na configuração padrão. No entanto, devemos ter em mente duas coisas:

  1. O procedimento de reset não resolve problemas físicos. Se seu aparelho está apresentando problemas de funcionamento ou erros, pode ser que fisicamente ele esteja com problemas, por isso é bom investigar problemas em componentes físicos se o reset não apresentar nenhum resultado.
  2. 2. Não tem volta. Uma vez feito o reset, não tem como desfazer, ou seja, tudo que estava registrado no equipamento será perdido, a exemplo de senhas, nomes ou contas de usuário, arquivos, configurações, programas ou aplicativos, por exemplo.

Agora que você já sabe para que serve o reset, pode fazer  uso desse recurso quando o aparelho apresenta algum erro decorrendo de configurações ou até outros erros desconhecidos, tendo em mente que dados e configurações personalizadas serão perdidas.