Pagou DARF já vencido? Veja como quitar a multa e os juros separados

Publicado em

Confira como fazer o pagamento dos juros e da multa de DARF do IPRF pago depois do vencimento

O pagamento do DARF dever ser feito rigorosamente em dia, pois o atraso no pagamento do mesmo além de acarretar multas e juros, pode trazer problemas para a pessoa física ou jurídica, já que ela estará com pendências com o Governo. Principalmente para quem é obrigado a recolher o imposto de renda todo mês, através do carnê leão. No entanto, por diversos motivos, deixar pagar uma conta, inclusive o DARF, é algo que acontece com freqüência, seja por falta de tempo, esquecimento ou até por falta de dinheiro no momento.

No artigo anterior, falamos sobre como calcular a multa e o juro para o pagamento de DARF em atraso. Neste vamos tratar de uma situação semelhante, porém diferente: o pagamento do DARF já vencido, porém sem estar acrescido das multas e juros devidos.

Quando o pagamento do DARF vai ser feito na rede bancária ou qualquer outro estabelecimento cujo o procedimento é feito por um atendente, ao perceber que o documento está vencimento, a pessoa do caixa logo rejeita o mesmo e informa ao cliente que o DARF deve ser recalculado. Contudo, em alguns casos, o pagamento pode ser efetuado mesmo o DARF estando vencido e sem estar acrescido dos encargos, como é o caso do pagamento feito nos caixas eletrônicos dos bancos.

DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais

Nessa situação, a pessoa ainda está em dívida com a União, pois pagou apenas o valor original da dívida, deixando de pagar a multa e o juros que deveriam também ser pagos. Apesar de a situação parecer um grande problema, ela não é, e pode ser resolvida facilmente.

No site da Receita Federal, o contribuinte poderá se cadastrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), que é um sistema por onde o contribuinte terá acesso a diversas informações sobre sua situação junto ao governo. Neste sistema, é possível verificar seu saldo devedor, fazendo uma pesquisa de situação fiscal, gerar e imprimir um novo DARF para pagamento. Esse novo DARF conterá apenas o valor que deixou de ser pago no DARF anterior.

Se nas páginas do site da Receita você não encontrar alguma informação desejada, ligue para a central de atendimento, o número é 146.



Comentários
  1. Sabyla

    Neste caso de pagar a multa e juros em DARF separado qual é o código da receita a ser usado?

    Agradecida
    Sabyla

Comentar