Pagar transporte escolar ou levar filho à escola de carro?

Publicado em 15 fevereiro, 2016

Com a falta de tempo dos pais, o transporte escolar pode ser uma opção. Mas será que vale mais a pena do que levar a criança de carro à escola

Quando a criança alcança a idade de ir para a escola, além da preocupação em encontrar a melhor escola, comprar o fardamento e material escolar, os pais devem decidir se eles mesmos irão levar seu filho à escola, seja de carro ou qualquer outro meio de transporte, ou se irão contratar o transporte escolar, que geralmente é feitos em vans e ônibus.

A decisão de contratar ou não o transporte escolar vai depender de diversos fatores, mas um dos principais é a falta de tempo dos pais, já que atualmente é comum que tanto o homem quanto a mulher trabalhem fora de casa.

Para auxiliar na decisão de levar o filho por conta própria ou contratar o transporte escolar, listamos abaixo alguns prós e contras de cada opção.

Ônibus escolar
Tanto o transporte escolar quanto o carro próprio possuem seus pontos positivos e negativos.

Levar por conta própria

Prós:

A depender da distância, pode sair mais barato, já que o consumo de combustível será baixo.
Os pais ficarão mais tranquilos, pois seus filhos estarão sob seus olhos.
O vínculo e a presença dos pais são mantidos.
O contato diário com a escola pode possibilitar aos pais conhecer melhor a instituição.

Contras:

A falta de tempo dos pais pode ser um obstáculo.
A incompatibilidade de horários pode provocar atrasos na chagada da criança à escola ou dos pais ao trabalho, caso os horários sejam os mesmos ou próximos.
O gasto com combustível pode ser alto demais. O que no transporte escolar pode ser amenizado pelo fato de várias pessoas estarem contribuindo.
Ter que acordar cedo demais para levar a criança à escola. Caso os pais durmam muito tarde, devido ao trabalho, por exemplo, acordar muito cedo pode ser um ponto negativo.

Contratar transporte escolar

Prós:

Evita atrasos para sair para o trabalho pela manhã, sobretudo se o horário da escola da criança for próximo ao horário de saída para o trabalho dos pais.
Evita o incremento no gasto com combustível, principalmente se a escola ficar distante de casa e os horários de levar e buscar forem os pico no trânsito. Com isso dá para economizar dinheiro.
Evita a perda de tempo no trânsito, sobretudo se os horários de entrada e saída da escola forem os que apresentam trânsito mais carregado.

Contras:

Mais um gasto fixo mensal.
Pode sair mais caro do que levar em carro próprio, sobretudo se a escola for próxima de casa.
Os pais devem estar em casa tanto para embarcar a criança na ida para a escola quanto para recebê-las de volta, sem atrasos, já que o transporte não pode ficar parado esperando dos pais chegarem, já que existem outras crianças e pais esperando.

Resumindo

Realmente não é possível determinar se é melhor levar as crianças para a escola em carro próprio ou contratar o transporte escolar, a escolha vai depender da realidade de cada família. Para isso, além dos pontos citados acima, cada família deverá analisar seu dia-a-dia e sua rotina, para a partir daí definir o melhor a ser feito.