Pagar IPVA à vista vale a pena pelo desconto

Publicado em 24 dezembro, 2012 / Atualizado em 11 de abril de 2013

Pagar a documentação à vista ou prazo pode oferecer vantagens, a depender de cada situação

Todos os proprietários de veículos automotores que circulam no país são obrigados a regularizarem anualmente sua situação junto ao DETRAN, realizando o pagamento do seguro obrigatório (DPVAT), o licenciamento e o IPVA – Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores.

A data para pagamento e regularização da documentação varia de acordo com número final da placa dos veículos. No caso de carros antigos, é possível que não seja necessário pagar o IPVA, a depender da idade dos mesmos, pois em todos os estados há isenção de pagamento de IPVA para carros muito antigos.

O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor de tabela do veículo (Como calcular IPVA), e poder ser consultado diretamente no site do DETRAN do estado onde o mesmo está licenciado (Consultar valor do IPVA), facilitando a vida dos proprietários de veículos.

Como o valor total da documentação costuma ser um pouco salgado, e acaba pesando no orçamento de muitas famílias, o DETRAN permite o parcelamento do IPVA em até três vezes, o que já facilita um pouco, haja vista que não é necessário desembolsar uma grande quantia de dinheiro de uma só vez. Porém, optando pelo parcelamento do IPVA o proprietário deixa de ter direito a um benefício oferecido pelo pagamento total e antecipado: desconto no valor do imposto.

Pagando o IPVA antes do vencimento (geralmente a data limite é estabelecida pelo DETRAN), é possível conseguir descontos que podem variar entre 3% e 10%, o que torna o pagamento à vista uma boa opção.

Como podemos perceber, tanto pagar o IPVA parcelado quanto antes do vencimento tem suas vantagens e desvantagens. Se tiver dinheiro em mãos, e o valor total do IPVA não for fazer falta, o pagamento à vista é mais interessante.

Se não tiver, o parcelamento do pagamento do IPVA pode ser a saída para não deixar o veículo na irregularidade. Contudo, é necessário ter atenção ao valor das parcelas, verificar se elas não deixarão o orçamento muito pesado nos meses seguintes.