Pagar fatura vencida do cartão no caixa eletrônico, qual data usar

Publicado em 21 dezembro, 2012 / Atualizado em 21 de dezembro de 2012

Saiba qual data colocar no vencimento quando o pagamento da fatura vencida for feito no caixa eletrônico, internet ou smartphone

O dia a dia da maior parte da população não é fácil. Conciliar estudos, trabalho, relacionamentos pessoais e outras tarefas faz com que o acumulo de informações e afazeres às vezes prejudique a memória, fazendo com que esqueçamos de fazer uma coisa ou outra. E uma coisa que pode facilmente acontecer é se esquecer de pagar uma conta, como a fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Como a rede bancária e os correspondentes bancários funcionam, geralmente, até as 18h, quem não pagou a fatura, por esquecimento ou falta de dinheiro na mão no dia do vencimento, na maioria das vezes, terá que arcar com a multa por ter deixado a fatura vencer e possivelmente com os juros de mora diário, caso se passem vários dias sem o pagamento ser efetuado.

Quem possui conta em banco, pode se livrar dos encargos decorrentes do vencimento da fatura realizando o pagamento por meio do caixa eletrônico ou até mesmo pelo smartphone, através do aplicativo do banco. Se der 18h e toda a rede de pagamento já tiver encerrado suas atividades, é possível pagar a fatura através de sua conta, até, geralmente, às 20h, desde que esse serviço esteja ativado.

Se a fatura já estiver vencida há alguns dias, na hora de pagar no caixa eletrônico, internet banking ou mesmo pelo smartphone, muita gente acaba não conseguindo fazer o pagamento por informar como data de vencimento do documento a data de vencimento da fatura. Como nos terminais de autoatendimento não é possível pagar títulos vencidos, se informada uma data anterior o sistema não aceitará o pagamento.

Isso acontece por falta de atenção. Se observarmos bem, no campo “data de vencimento” das faturas de cartão de crédito está escrito o texto “Contra apresentação“. Isso quer dizer que o documento pode ser pago em qualquer data, pois os juros e multas entrarão na próxima fatura e não na atual.

Por exemplo:

A fatura do cartão vence dia 20, e o pagamento vai ser feito no dia 25 através do caixa eletrônico. Quando for solicitado informar a data de vencimento, informe a do dia 25, e não do dia 20. Dessa maneira o pagamento poderá ser efetuado.

Olhando para a fatura perceba que a data de vencimento mensal se apresenta apenas no detalhamento das compras. No boleto, que possui as informações bancárias e o código de barras, no campo vencimento encontra-se o texto “Contra apresentação”, ou seja, a data de vencimento é aquela em que o documento está sendo apresentado para pagamento.