Ovo faz bem para quem está malhando, e pode comer a gema

Publicado em

O ovo é um alimento rico em vitaminas, proteínas e minerais

Muitas pessoas que estão em dieta para emagrecer ou para ganhar massa muscular têm dúvidas com relação ao consumo do ovo. Normalmente essas dúvidas são relacionadas às suas propriedades nutricionais e, principalmente, com relação ao colesterol presente na gema.

Essas dúvidas fazem com que muitas pessoas desistam de consumir esse alimento, com medo de engordar ou aumentar o colesterol do corpo.

Quem deixa de comer ovo não sabe o que está perdendo. O alimento é muito nutritivo, tendo em sua gema importantes substâncias, como os minerais zinco, ferro e vanádio, e as vitaminas A e E, que são agentes antioxidantes, ou seja, que combatem os radicais livres, auxiliando na manutenção das células e combate a diversas doenças, inclusive o câncer.

Já está cientificamente comprovado que o colesterol presente na gema do ovo, não faz mal, ao contrário do que diz a crença popular. Em diversos estudos, em vários países, foi comprovado que o grande vilão no aumento do colesterol no organismo humano são as gorduras saturadas, essa sim devem ser consumidas em poucas quantidades.

Na clara do ovo estão presentes proteínas que são indispensáveis para a regeneração e crescimento muscular. Essas proteínas, quando digeridas, são quebradas e dão origens a aminoácidos essências e não essências, que são necessários para a produção de fibras colágenas, elásticas e musculares. A clara também é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, além de minerais como o manganês e o zinco.

Especialistas afirmam que o consumo de um ovo por dia pode trazer inúmeros benefícios ao organismo, auxiliando na formulação de uma dieta saudável e nutritiva.

Para quem está malhando, é muito interessante consumir ovo todos os dias, haja vista sua disponibilidade de nutrientes importantes para a hipertrofia muscular, principalmente no tocante às proteínas e aminoácidos. Quem busca o crescimento muscular, pode consumir um ovo completo pela manhã (clara e gema) e à noite uma boa porção de claras cozidas, pois assim as proteínas irão auxiliar na recuperação e crescimento muscular durante o sono.

Se você não gosta de ovo mas está malhando, é recomendável consumir albumina, que nada mais é do que a clara do ovo desidratada, e que possui grande quantidade de proteínas de alto valor biológico. Uma dica: para melhorar a absorção das proteínas, tome a albumina junto com vitamina C.

Compartilhe: