Organizar lista em ordem alfabética ou númerica no Excel

Publicado em

Aprenda a usar a ferramenta de classificação do Excel

O Excel é usado, principalmente, para a realização de cálculos diversos, desde matemáticos até estatísticos, mas também é ótimo para a organização e classificação de dados e informações. E para isso, além de possuir suas células, que facilitam a inserção de dados, também possui uma competente ferramenta de classificação. A classificação de dados ou informações é muito importante para a organização de nomes e descrição como, por exemplo, nomes de pessoas, empresas, produtos, endereços etc. Essa classificação facilita a localização das informações na planilha. Confira abaixo uma breve tutorial mostrando como usar a ferramenta de classificação do Excel.

Classificando dados em ordem alfabética ou numérica

1 – Monte uma tabela no Excel contendo no mínimo dois rótulos. Você pode usar mais, mas para facilitar o entendimento crie apenas dois rótulos. Em seguida adicione informações a esta tabela, assim como no exemplo abaixo, que usa informações de uma planilha que contém uma tabela CNM de auto peças.

Tabela com dois rótulos

2 – Perceba que na imagem, a tabela não está organizada alfabeticamente. Para ordenar os itens em ordem alfabética, selecione as duas células referentes aos rótulos (Produto e NCM). Feito isso, localize na aba “Início” do Excel a opção “Classificar e Filtrar” , clique sobre ela e selecione a opção “Filtro”.

Selecionando a opção de filtro

3 – Perceba que ao lado do nome dos rótulos foi adicionado um botão. Clicando nesse botão você terá acesso às opções de classificação e filtro. Através desse menu você poderá classificar os dados por ordem alfabética, numérica, ou aplicar filtros que farão diversas verificações como, por exemplo “É igual a…”, “É diferente de…” etc.

Aplicando classificação de A a Z4 – Como vemos na imagem acima, foi escolhida a opção de classificações de A a Z. Isso significa que automaticamente o Excel irá mudar de lugar todas as células, e deixá-las ordenadas alfabeticamente. Confira na imagem abaixo o resultado final.

Produtos classificados em ordem alfabética

Neste tutorial usamos a classifcação por ordem alfabética. No entanto, poderíamos também ter usado a classificação numérica, onde os dados seriam organizados numericamente do menor para o maior, do maior para o menor ou através de outras opções de filtro. Para fazer essa classificação, basta clicar sobre o botão ao lado do rótulo da coluna numérica, que no nosso exemplo é o “NCM”, e aplicar a classificação desejada.

Vale lembrar que quando ordenamos uma coluna, a que está relacionada a ela também é ordenada. Na nossa planilha de exemplo, quando classifcamos por ordem alfabética, tando os produtos quanto os códigos NCM são reorganizados. Portanto, não há necesidade de classificar as duas colunas, pois uma “leva a outra”.

Compartilhe: