Operadora e bandeira de cartão de crédito, diferença e como funcionam

Publicado em 18 novembro, 2012 / Atualizado em 12 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre as empresas que emitem os cartões de crédito e mantêm a rede funcionando

Antes uma modalidade de compra exclusiva para o público de alta renda, a compra com cartão de crédito nos dias atuais é uma realidade na vida de pessoas de praticamente todas as classes sociais, facilitando o acesso das classes menos favorecidos ao crédito fácil e descomplicado oferecido pelos cartões de crédito.

Que o cartão de crédito é bastante útil não há dúvidas, já que a maioria das lojas costumam parcelar as vendas em muitas vezes, e quando se deseja comprar em uma só vez, sem parcelar, o cliente pode se beneficiar com a melhor data para compra do cartão. No entanto, é importante acompanhar os gastos para não acabar se endividado demais e cair no crédito rotativo, que costuma ter juros bem altos. Para não cair em tentação com o cartão, confira dicas para não gastar demais com o cartão.

Apesar de já ser bastante popular nas mais diversas classes sociais, é bastante comum encontrar pessoas com dúvidas sobre o funcionamento dos mesmos ou sobre as instituições que os emitem e controlam seu funcionamento. Uma confusão bastante recorrente entre muitos donos de cartão de crédito é com relação ao papel da administradora do cartão e a bandeira do cartão de crédito. É fácil encontrar pessoas que confundem a administradora com a bandeira e vice-versa.

Para acabar com as dúvidas e confusões, vamos esclarecer as diferenças entre bandeira e administradora, também chamada de operadora ou emissor.

Bandeira do cartão de crédito

As bandeiras de cartão são as empresas responsável pela infra-estrutura de comunicação entre os estabelecimentos comerciais (lojas como sapatarias, farmácias, autopeças,clínicas etc.), as instituições administradoras e os clientes. As principais bandeiras que atuam no Brasil são a VISA, Master Card e a HiperCard, porém existem diversas outras.

Administradora, operadora ou emissor

O emissor do cartão de crédito é a instituição financeira responsável por analisar o perfil do cliente e emitir o cartão, estabelecendo o limite de crédito de acordo com a capacidade de pagamento do solicitante do cartão. As principais administradoras que temos no Brasil são os  bancos, a exemplo do Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander e muitos outros.

Cada operadora pode trabalhar com diversas bandeiras. Por esse motivo, é possível ter um cartão de crédito Bradesco com bandeira VISA e Master, por exemplo. Assim como acontece com os demais bancos.

Cartões de crédito private label

Um tipo de cartão que vem crescendo muito nos últimos anos são os cartões private label. Eles são cartões específicos para a compra numa determinada empresa ou rede de lojistas.

Empresas que investiram muito neste tipo de cartão são os grande supermercados. A maioria deles possuem seu próprio cartão de crédito para que seus clientes comprem e parcelem o pagamento em suas lojas. Assim como acontece com os bancos, os supermercados e outras empresas também podem utilizar bandeiras como a VISA e Master, por exemplo, mas geralmente possuem como bandeira o próprio nome do estabelecimento.