Onde conseguir moedas comemorativas para coleção

Publicado em 7 junho, 2013 / Atualizado em 22 de junho de 2013

Agregue valor à sua coleção de moedas adquirindo moedas comemorativas em ouro e prata

Fazer coleção é o hobby de muitas pessoas, tanto  crianças quanto adultos. O prazer em cuidar de uma coleção e de buscar novos elementos para completá-la parece ser uma característica de todo ser humano. Quem nunca colecionou algo? Mesmo que não tenha levado à  diante, praticamente todo mundo já teve algum tipo de coleção.

Uma das coleções mais conceituadas, importantes e interessantes, é a coleção de moedas, tecnicamente chamada de Numismática. Digo importante, porque a coleção de moedas não é apenas uma coleção de objetos, é uma coleção de história, uma vez que cada moeda traz consigo características de uma época, principalmente características econômicas e sociais.

O valor de uma moeda para um colecionador não é baseado apenas no metal utilizado em sua confecção, como o ouro ou a prata, por exemplo, mas principalmente por sua raridade. Ou seja, uma moeda de cobre pode ser mais cara do que uma moeda de ouro se ela for mais rara, mais difícil de ser encontrada. Quanto menor for a tiragem de uma moeda, mais rara elá é, e também mais valiosa.

Moedas comemorativas

Além das moedas produzidas para a circulação no mercado, existe outro tipo de moeda que, devido a sua pequena tiragem, costuma ser valiosa mesmo tendo pouca idade, as moedas comemorativas.

As moedas comemorativas são lançadas em data e momentos importante para o país, e geralmente são feitas em ouro ou prata.

[related_posts]

Existem dois tipos de moedas comemorativas, as que tem valor comercial e as que não têm. As moedas com valor comercial podem ser usadas para comprar, enquanto as sem valor comercial servem exclusivamente para coleção.

O Banco Central do Brasil disponibiliza em seu site diversas moedas comemorativas para  venda. As moedas são produzidas em ouro e prata, tendo como tema eventos, acontecimentos e pessoas que tiveram um papel importante para o desenvolvimento do país. O colecionador pode comprar as moedas diretamente pelo site BC ou em alguma agência do Banco Central.

Alguns modelos podem ser adquiridos em um estojo. Abaixo estão links úteis para quem deseja adquirir algumas dessas moedas.